
Economias em risco de recessão? São 25 e Portugal não está na lista
São 25 as economias mundiais que estão em risco de recessão, sendo que a maioria (11) encontra-se na Europa. Portugal não entra na lista, que contempla, por exemplo, economias poderosas como a Alemanha, os EUA ou o México.

Portugal e Zona Euro escapam a recessão económica, acreditam líderes
A inflação, a crise energética e a subida dos juros diretores pelo Banco Central Europeu marcaram o ano de 2022. E ao ver os estímulos ao consumo e ao investimento a desvanecer, foram muitos os que colocaram em cima da mesa um cenário de recessão económica na Europa. Mas, para já, as economias têm-se esquivado a este cenário. O governador do Banco de Portugal está confiante de que é possível evitar uma recessão na Zona Euro, até porque o crescimento resistiu no quarto trimestre de 2022. E também Portugal deve escapar à contração económica no curto prazo, acredita o ministro das Finanças.
Zona euro está "perto do abismo", avisa Credit Suisse
A zona euro continua a viver momentos críticos e a união monetária poderá colapsar caso volte a entrar em recessão económica. O aviso é dado do Credit Suisse, um dos bancos de investimento mais influentes do mundo, numa nota investimento intitulada "Perto do Abismo". As consequências seriam um novo aumento do desemprego, preços em queda (deflação), e a “radicalização” dos eleitorados.

Ciclismo e Economia, descobre as diferenças: em que parte do ciclo estão as principais potências mundiais?
Se os principais países do mundo e as respetivas economias estivessem a participar numa prova de ciclismo, com contagens de montanha pelo meio, quem estaria na frente da corrida e na cauda do pelotão? Este gráfico resume o momento económico que atravessam as principais potências mundiais. Como se de uma prova de ciclismo se tratasse.

Portugal tem mais 10,8% de milionários que no ano passado
A crise parece ter vindo para ficar. Aumenta o desemprego e há cada vez mais portugueses a emigrarem, sendo que a economia nacional sofreu em 2012 a mais profunda recessão desde 1975. Mas há no País, paralelamente, mais milionários, que também viram as fortunas engordar.

rumores
70% da austeridade serve para tapar efeito da recessão: cerca de 70% da austeridade que vai ser aplicada durante este ano serve só para tapar o buraco orçamental provocado pela recessão.

rumores
bdp prevê recessão de 1,9% em 2013: no boletim económico de inverno, publicado terça-feira pelo banco de portugal, a instituição liderada por carlos costa aponta para uma quebra de 1,9% do pib em 2013, praticamente o dobro daquela que é prevista pelo governo e pelas autoridades internacionais: 1%.

radiografia do dia: evolução do pib em portugal nos últimos anos
o produto interno bruto (pib) de portugal diminuiu 3,3% no segundo trimestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. trata-se, segundo o instituto nacional de estatística (ine), da pior quebra dos últimos três anos.