
70% da austeridade serve para tapar efeito da recessão: cerca de 70% da austeridade que vai ser aplicada durante este ano serve só para tapar o buraco orçamental provocado pela recessão. o número resulta da explicação avançada sexta-feira pelo ministro das finanças, vítor gaspar, sobre a sétima avaliação ao programa de ajustamento da “troika”. “em 2013, serão executadas medidas de consolidação orçamental no valor de 3,5% do produto interno bruto (pib)”, assegurou o governante. tendo em conta o valor do pib no ano passado, a recessão prevista para este ano e o efeito da variação dos preços, estes 3,5% correspondem a um pacote de medidas de cerca de 5.754 milhões de euros (diário económico)
envolvimento do ps no governo evita bancarrota: daniel bessa, ex-ministro da economia, mostrou-se favorável a uma solução governativa que inclua o ps, afirmando que esse pode ser um “contributo” para evitar a bancarrota de portugal. “o que estou a propor [envolvimento do ps no governo] parece-me ser um contributo para evitar esse momento de anúncio de bancarrota. porque há uma coisa que os portugueses têm de saber. é que, se esse momento chegar, será muito pior do que aquilo que vivemos hoje”, disse, em declarações à rádio renascença (público)
rtp pode rescindir com 300 funcionários: alberto da ponte, presidente da rtp, considera que é possível ter 300 pessoas a aderir ao plano de rescisões voluntárias e evitar assim um despedimento colectivo. em entrevista ao expresso, o responsável, que está na presidência da estação pública há seis meses, adiantou que a rtp conseguirá viver só com 180 milhões de euros por ano e garantiu que esta administração não é uma barriga de aluguer dos projectos da tutela para o operador público (expresso)
Para poder comentar deves entrar na tua conta