Números e curiosidades sobre o emprego em Portugal

Dia do Trabalhador: números (e comparações com a UE) sobre o emprego

O Dia Internacional do Trabalhador assinala-se a 1 de maio, esta quinta-feira. Um feriado que, em Portugal, começou a ser “celebrado” em 1890, tendo as comemorações cessado com o início do regime do Estado Novo. O 1º de maio voltou, depois, a ser assinalado a partir de 1974, apenas oito dias após o 25 de Abril. Por ocasião da efeméride, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou um conjunto de dados e curiosidades sobre o emprego em Portugal, fazendo comparações com os outros países da União Europeia (UE).
costa nova

Casas de última hora para o Primeiro de Maio

Agora que as temperaturas estão mais convidativas, seria uma pena desperdiçar um fim de semana alargado. Considerando que passas o ano inteiro a trabalhar, faz todo o sentido que abraces uma aventura especial no Dia do Trabalhador. E se deixaste tudo para a última da hora, não te preocupes porque estás no sitio certo.
Horas de trabalho por semana nos países da UE

Portugueses estão entre os que trabalham mais horas por semana na UE

Mais de 7% dos trabalhadores na União Europeia (UE) trabalharam pelo menos 49 horas por semana em 2022. A conclusão é do Eurostat, que revela, a propósito do Dia do Trabalhador, que a percentagem de trabalhadores portugueses com horários de trabalho longos – de pelo menos 49 horas semanais – era das mais elevadas entre os Estados-membros da UE.