Mais de metade dos portugueses, cerca de 54%, demonstra interesse em proteger o seu imóvel, através da contratação de um sistema de alarme monitorizado por central.
O calor e o bom tempo vieram para ficar e é hora de deixar a casa durante uns dias e desfrutar de merecidas férias. Mas há cuidados a ter em conta antes de se fechar e trancar a porta, até porque está comprovado que o número de assaltos a casas fechadas durante o período do verão é significativo. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
O número de casas assaltadas em período de férias está a subir este ano. Segundo dados das autoridades, mais de 50 residências estão, em média, a ser assaltadas diariamente durante o verão. Só nos meses de junho e julho PSP e a GNR registaram 3054 furtos.
As autoridades registaram 4.472 furtos a casas sem que tenha havido arrombamento no ano passado. Quer isto dizer que em 24% das investidas os assaltantes tiveram a tarefa facilitada: aproveitaram uma porta ou janela abertas, uma chave deixada no vaso e outros descuidos de moradores, que não cumprem as regras básicas de segurança.
A casa do ex-futebolista português Luís Figo em Madrid, Espanha, foi assaltada, tendo o antigo craque do Real Madrid, de 44 anos, apresentado queixa na polícia. Os assaltantes terão levado cerca de 500.000 euros em joias e relógios. O imóvel está localizado numa urbanização perto da rua Arturo Soria, onde também vive Zinedine Zidane, atual treinador dos “merengues”.
Chegaram as férias. Mas cuidado, porque há muitos assaltos nesta altura do ano. Os cuidados a ter com a segurança da casa que “deixamos para trás” é o 59º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
em cerca de quatro meses – entre janeiro e final de abril – foram assaltadas 190 casas, mais 330% que em igual período do ano passado, altura em que foram atacadas 44 habitações.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever