
Mais de metade dos portugueses, cerca de 54%, demonstra interesse em proteger o seu imóvel, através da contratação de um sistema de alarme monitorizado por central. Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido no âmbito do lançamento do serviço de Alarmes 24h Worten Securitas, de modo a identificar e caracterizar os principais perfis de consumidores no segmento de alarmes monitorizados por central.
Este sistema de alarmes é uma solução de democratização da segurança residencial desenvolvida pela Worten, em parceria com a Securitas e com a NOS. De acordo com o estudo, realizado pela Netsonda para a Worten, apenas 12% da população, na faixa etária dos 25 aos 65 anos, tem neste momento contratado um serviço de alarme monitorizado por central, enquanto 54% demonstrou interesse em adquiri-lo. Os principais fatores que motivam a contratação deste tipo de sistema de segurança são:
- a necessidade de proteção do imóvel contra assaltos (69%);
- a tranquilidade dos residentes quando estão fora de casa (63%);
- a preocupação com a segurança da família (61%).
Quanto a fatores dissuasores, o custo percecionado deste serviço é o principal entrave, sendo mencionado por 40% dos inquiridos que nunca usufruiu de um sistema de alarme e por 34% dos inquiridos que já tiveram o serviço, mas deixaram de o ter. Já no que respeita a atributos valorizados por parte de quem dá se decidiu pela contratação do sistema de alarmes, a boa relação qualidade-preço é o mais valorizado (90%), seguindo-se a eficiência (89%) e a qualidade do serviço (88%).
Os inquiridos que já possuem o serviço mencionaram a monitorização da residência (69%) como a principal prioridade e motivo que os levou à decisão. Os restantes fatores prendem-se com:
- a prevenção de vandalismo (58%);
- a segurança da família, sobretudo quando há filhos (57%);
- o controlo de acessos, também quando há filhos (14%).
O estudo revelou também que 66% dos proprietários de imóveis com alarme ligam-no sempre que saem com toda a família, 65% ligam apenas quando vão estar ausentes durante longos períodos e 59% ligam sempre que saem de casa. Do total de inquiridos, 14% assumiram já ter sofrido um assalto ou invasão à sua propriedade, enquanto 59% diz conhecer alguém que já passou por situação semelhante.
No que se refere a inquiridos que já possuem o sistema de alarme, 61% revela que a decisão de contratação do serviço prende-se com a necessidade de segurança, enquanto 25% assume o receio de roubos ou existência de assaltos na zona de residência. A proteção de bens de valor e o controlo de acessos são os fatores mais valorizados (51% e 14%, respetivamente) por parte de quem já foi vítima de invasão ou assalto.
A Worten, com várias lojas por todos o país, surge com uma vantagem competitiva em relação a outras empresas de alarmes no que toca às preferências dos potenciais clientes no momento da contratação, uma vez que 45% preferem fazê-la numa loja física. A análise refere ainda que 63% destes potenciais clientes usam a internet como principal fonte de pesquisa de informação sobre estes sistemas de alarme.
Joana Ribeiro da Silva, Services Chief Operating Officer da Worten, afirma, em comunicado, que “este estudo vem confirmar que a segurança é uma prioridade crescente nas casas portuguesas”. “O lançamento do Alarme 24h Worten Securitas reforça o nosso compromisso em tornar a Worten uma referência também neste setor. Queremos continuar a democratizar o acesso à segurança em Portugal, oferecendo um serviço de excelência, competitivo e ajustado aos diferentes perfis de clientes. Este estudo foi fundamental para validar a relevância do tema junto dos portugueses e para reforçar a nossa aposta estratégica nesta área, que desenvolvemos com qualidade, em parceria com a Securitas e a NOS”, acrescenta a responsável.
O Alarme 24h Worten Securitas foi lançado em 2024, trazendo a democratização dos sistemas de alarmes ao mercado, por ser acessível, tecnológico e fiável. Com mensalidades desde 39,99 euros e equipamentos incluídos, sem custos, este serviço, segundo pode ler-se no comunicado, distingue-se pela oferta de monitorização contínua, instalação por profissionais certificados, ligação à polícia, controlo remoto via app e tecnologia Pet Friendly.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta