Construção retrai: obras licenciadas recuam 7,9% e concluídas 4,9%
A construção tem vindo a ser colocada à prova nos últimos anos. A falta de mão de obra é um problema estrutural no setor. E como se não bastasse, os preços dos materiais e das matérias-primas começaram a subir durante a pandemia e aceleraram desde que eclodiu a guerra da Ucrânia. Os resultados deste panorama não são animadores: de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta terça-feira, dia 13 de setembro, o número de edifícios licenciados diminuiu 7,9% no segundo trimestre do ano face ao mesmo período de 2021. E o número de edifícios concluídos recuou 4,9% entre esses dois momentos.
Licenciamento para construção de casas cresceu pela primeira vez em 15 anos
Em 2015 o número de fogos licenciados aumentou pela primeira vez desde 2000, tendo sido licenciados 12.801 fogos, mais 11,1% que no ano anterior. “Para o aumento verificado no número de fogos licenciados contribuiu essencialmente o número de fogos licenciados em construções novas para habitação familiar, cuja variação face ao ano anterior foi +19,1%. Entre os novos fogos continuou a predominar a tipologia T3”, conclui o INE.
Construção: edifícios licenciados e concluídos caem 22,7% e 11% num ano
Estão a ser licenciadas e construídas menos obras. Em 2013, o “número de edifícios licenciados em Portugal diminuiu 22,7% face ao ano anterior (-17% em 2012), tendo sido licenciados 16.253 edifícios”. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “o número de fogos licenciados em construções novas para habitação familiar diminuiu 35,2%” num ano, “fixando-se em 7.286 fogos (-35,1% em 2012)”.
Número de edifícios licenciados caiu 4,1% face a 2013
No primeiro trimestre de 2014, os edifícios licenciados diminuíram 4,1% face ao período homólogo, totalizando 4.000 edifícios. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no último trimestre de 2013, face ao mesmo período de 2012, a variação tinha sido ainda mais negativa (-15,9%).
Radiografia do dia: Evolução das obras licenciadas e construídas em Portugal nos últimos anos
O gráfico em cima indica qual foi a evolução das obras licenciadas e construídas em Portugal nos últimos dez anos (desde 2003).
em 2012 construíram-se menos 50% de edifícios que há dez anos
o sector da construção em portugal parece não ter fim à vista. o desemprego não pára de aumentar e estão a ser construídos cada vez menos edifícios no país.
obras licenciadas descem 13,3% no segundo semestre (gráficos)
o número de edifícios licenciados caiu 13,3% no segundo trimestre, quando comparado com o mesmo período do ano passado.