PIB da Zona Euro e da UE

PIB da Zona Euro cresce 0,4% no primeiro trimestre de 2024

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4% na Zona Euro e 0,5% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre de 2024, em termos homólogos, segundo dados divulgados pelo Eurostat. A economia portuguesa cresceu, nos primeiros três meses do ano, 1,5% na comparação homóloga e 0,8% na trimestral.
Economia da Zona Euro cresceu em 2022

Economia da Zona Euro cresce em 2022 (uma surpresa)

A economia da Zona do Euro cresceu no último trimestre de 2022, apesar das previsões dos economistas de desaceleração, alimentando as esperanças de que a região evitará uma recessão. Um clima mais favorável com ajudas públicas amorteceu o impacto da subida dos preços da energia, ajudando a economia a crescer 0,1% entre o terceiro e o quarto trimestres, segundo dados oficiais divulgados pelo Eurostat.
Subida de juro pelo BCE

BCE vai subir juros? “Sim, mas só quando for seguro”, defende Centeno

Os economistas estão de olhos postos num indicador: a inflação, que não para de subir em Portugal e na Zona Euro. E, para travá-la está em cima da mesa a subida da taxa de juro diretora pelo Banco Central Europeu (BCE) na segunda metade do ano. Mas, antes de tomar qualquer decisão, há outros dados e indicadores que o regulador europeu precisa de colocar na balança. E, na visão de Mário Centeno, governador do Banco de Portugal (BdP), a subida de juros deve ser levada com “ponderação”, defendendo que só deverá acontecer “quando for seguro fazê-lo".
Inflação em Portugal

Inflação já está a contagiar toda a economia, avisa Banco de Portugal

A inflação está a subir a todo o vapor e a atingir máximos mês após mês. E não é só nos produtos energéticos e no supermercado que se está a fazer sentir, atingindo bens e serviços, que têm preços historicamente mais estáveis, como “alguns serviços de educação e saúde, as rendas e os restaurantes e cafés”. E, por isso, Mário Centeno, presidente do regulador português, deixa um alerta às famílias: “Temos de refletir a inflação nas nossas decisões de consumo", disse esta quinta-feira, dia 5 de maio de 2022, na apresentação do Boletim Económico de maio.
como se calcula a inflação

Inflação: o que é e como afeta a tua vida? Explicamos

A economia europeia e mundial está de olhos postos num indicador económico: a inflação, que não para de crescer - em Portugal disparou para 5,3% em março, sendo esta a taxa mais alta desde 1994. E as previsões não são animadoras para o balanço de 2022. Mas, afinal, o que é a inflação?
Inflação em Portugal

Inflação vai continuar em alta, antecipa FMI

Não há boas notícias para as famílias e empresas. A inflação deverá permanecer elevada por mais tempo do que previsto em janeiro, antecipa o Fundo Monetário Internacional (FMI). E isto vai acontecer devido à guerra na Ucrânia, à subida dos preços das matérias-primas e à pressão sobre os preços.
Impacto da guerra na economia europeia

Impacto da guerra da Ucrânia na economia em discussão hoje na UE

Os líderes da União Europeia concluem esta sexta-feira, dia 11 de março de 2022, uma cimeira informal em Versalhes, França, com uma discussão sobre um “novo modelo europeu de crescimento e investimento”, sob o espetro de nova crise devido à guerra na Ucrânia e sanções à Rússia.Agendada há muito pela
Economia portuguesa com o sexto maior crescimento da Zona Euro (sobe ao ritmo mais elevado em dez anos)

Economia portuguesa com o sexto maior crescimento da Zona Euro (sobe ao ritmo mais elevado em dez anos)

A taxa de crescimento homólogo do PIB português foi a sexta mais elevada entre todos os países da Zona Euro no primeiro trimestre. Os dados publicados esta terça-feira pelo Eurostat confirmam os revelados ontem pelo INE, ou seja, o PIB de Portugal cresceu 2,8% entre janeiro e março quando comparado com os primeiros três meses do ano passado. Com esta crescimento, a economia portuguesa avançou ao ritmo mais rápido em quase dez anos (desde o último trimestre desde 2007).

Produção na construção cai em maio na Zona Euro e na UE

A produção no setor da construção na Zona Euro baixou 9,8% em maio face a abril e 0,5% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. No conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) também se verificaram recuos em maio: 1,1% em termos homólogos e 0,7% na variação em cadeia (face ao mês anterior). Em Portugal, a diminuição foi de 2% face a maio de 2015 e de 0,3% face a abril.
rumores

rumores

plano de cortes nos gastos do estado pode estar atrasado: o ex-líder do psd, marques mendes, revelou que o plano de cortes nos gastos do estado está atrasado e que o governo irá pedir à "troika" um prolongamento do prazo para concretizar o mesmo.