
PIB da Zona Euro cresce 0,4% no primeiro trimestre de 2024
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4% na Zona Euro e 0,5% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre de 2024, em termos homólogos, segundo dados divulgados pelo Eurostat. A economia portuguesa cresceu, nos primeiros três meses do ano, 1,5% na comparação homóloga e 0,8% na trimestral.

Economia da Zona Euro cresce em 2022 (uma surpresa)
A economia da Zona do Euro cresceu no último trimestre de 2022, apesar das previsões dos economistas de desaceleração, alimentando as esperanças de que a região evitará uma recessão. Um clima mais favorável com ajudas públicas amorteceu o impacto da subida dos preços da energia, ajudando a economia a crescer 0,1% entre o terceiro e o quarto trimestres, segundo dados oficiais divulgados pelo Eurostat.

Inflação vai continuar elevada e economia abranda, diz Lagarde
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou esta quinta-feira, dia 21 de julho, que estão a aumentar as pressões sobre a inflação e que esta "vai manter-se alta durante bastante tempo", num momento em que a economia desacelera.

BCE vai subir juros? “Sim, mas só quando for seguro”, defende Centeno
Os economistas estão de olhos postos num indicador: a inflação, que não para de subir em Portugal e na Zona Euro. E, para travá-la está em cima da mesa a subida da taxa de juro diretora pelo Banco Central Europeu (BCE) na segunda metade do ano. Mas, antes de tomar qualquer decisão, há outros dados e indicadores que o regulador europeu precisa de colocar na balança. E, na visão de Mário Centeno, governador do Banco de Portugal (BdP), a subida de juros deve ser levada com “ponderação”, defendendo que só deverá acontecer “quando for seguro fazê-lo".

Inflação já está a contagiar toda a economia, avisa Banco de Portugal
A inflação está a subir a todo o vapor e a atingir máximos mês após mês. E não é só nos produtos energéticos e no supermercado que se está a fazer sentir, atingindo bens e serviços, que têm preços historicamente mais estáveis, como “alguns serviços de educação e saúde, as rendas e os restaurantes e cafés”. E, por isso, Mário Centeno, presidente do regulador português, deixa um alerta às famílias: “Temos de refletir a inflação nas nossas decisões de consumo", disse esta quinta-feira, dia 5 de maio de 2022, na apresentação do Boletim Económico de maio.

Inflação: o que é e como afeta a tua vida? Explicamos
A economia europeia e mundial está de olhos postos num indicador económico: a inflação, que não para de crescer - em Portugal disparou para 5,3% em março, sendo esta a taxa mais alta desde 1994. E as previsões não são animadoras para o balanço de 2022. Mas, afinal, o que é a inflação?

Inflação vai continuar em alta, antecipa FMI
Não há boas notícias para as famílias e empresas. A inflação deverá permanecer elevada por mais tempo do que previsto em janeiro, antecipa o Fundo Monetário Internacional (FMI). E isto vai acontecer devido à guerra na Ucrânia, à subida dos preços das matérias-primas e à pressão sobre os preços.

Crise energética: empresas vão ter linha de crédito de 400 milhões
O ministro da Economia anunciou no sábado, dia 12 de março de 2022, em Lisboa, uma linha de crédito de 400 milhões de euros para empresas mais dependentes da energia e dos combustíveis e que têm visto os seus custos aumentarem com a subida dos preços.

Impacto da guerra da Ucrânia na economia em discussão hoje na UE
Os líderes da União Europeia concluem esta sexta-feira, dia 11 de março de 2022, uma cimeira informal em Versalhes, França, com uma discussão sobre um “novo modelo europeu de crescimento e investimento”, sob o espetro de nova crise devido à guerra na Ucrânia e sanções à Rússia.Agendada há muito pela

Comissão Europeia “otimista” sobre rápida recuperação económica em Portugal
A Comissão Europeia diz estar "razoavelmente otimista" sobre uma "rápida recuperação" económica de Portugal após a crise gerada pela Covid-19 e considera que a forma como o país "controlou" a pandemia beneficiará a retoma do turismo este verão. Nicolas Schmit, comissário europeu do Emprego

BCE adia subida de juros por causa da economia - como afeta isto o crédito à habitação e o imobiliário?
O BCE voltou a sacar da artilharia pesada para enfrentar o abrandamento económico da zona euro e vai manter as taxas de juro nos mínimos atuais até, pelo menos, final do ano. Isto significa que o preço do dinheiro vai manter-se em 0,0%.

Economia portuguesa com o sexto maior crescimento da Zona Euro (sobe ao ritmo mais elevado em dez anos)
A taxa de crescimento homólogo do PIB português foi a sexta mais elevada entre todos os países da Zona Euro no primeiro trimestre. Os dados publicados esta terça-feira pelo Eurostat confirmam os revelados ontem pelo INE, ou seja, o PIB de Portugal cresceu 2,8% entre janeiro e março quando comparado com os primeiros três meses do ano passado. Com esta crescimento, a economia portuguesa avançou ao ritmo mais rápido em quase dez anos (desde o último trimestre desde 2007).
Produção na construção cai em maio na Zona Euro e na UE
A produção no setor da construção na Zona Euro baixou 9,8% em maio face a abril e 0,5% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. No conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) também se verificaram recuos em maio: 1,1% em termos homólogos e 0,7% na variação em cadeia (face ao mês anterior). Em Portugal, a diminuição foi de 2% face a maio de 2015 e de 0,3% face a abril.

rumores
plano de cortes nos gastos do estado pode estar atrasado: o ex-líder do psd, marques mendes, revelou que o plano de cortes nos gastos do estado está atrasado e que o governo irá pedir à "troika" um prolongamento do prazo para concretizar o mesmo.