
Imigrantes com vagas para tratar de vistos na AIMA e NIF no Fisco
Numa altura em que o Governo colocou em cima da mesa alterações à lei dos estrangeiros e nacionalidade que vêm apertar as regras aos imigrantes, surgem novidades em sentido contrário.

NIF: nomeação de representante fiscal deixa de ser obrigatória
O Número de Identificação Fiscal (NIF) faz parte do dia a dia dos portugueses, sendo usado, por exemplo, para pedir faturas. Mas será que todos os consumidores têm de ter NIF? E quem vive no estrangeiro e investe em Portugal, nomeadamente no setor imobiliário, como tem de proceder? Tem de ter NIF, ou pode nomear um representante fiscal? Respondemos a estas e outras perguntas com a ajuda de especialistas juristas.

AUTOvoucher: um guia para beneficiar dos descontos nos combustíveis
Com a escalada do preço dos combustíveis em Portugal, o Governo decidiu avançar com um apoio financeiro excecional e temporário: o AUTOvoucher.

As vantagens de pedir fatura com número de contribuinte
Ainda há quem não tenha o hábito de associar o Número de Identificação Fiscal (NIF) às compras que faz no dia a dia, para que o Estado não controle aquilo que ganha e aquilo que gasta – na verdade, esta é a única forma que o Estado tem de combater a evasão fiscal, daí ser tão importante pedir fatura com o número de contribuinte. Mas também há vantagens para os consumidores. Mostramos-te quais são.

Vêm ai novos números de contribuinte: NIF vão começar por 3
Os Números de Identificação Fiscal (NIF) vão passar a começar pelo algarismo 3 e a mudança deverá acontecer em junho ou julho.
Fatura da Sorte vai continuar: portugueses podem habilitar-se a 2,1 milhões em prémios
O concurso Fatura da Sorte voltou a ser renovado por mais um ano. Os prémios são sorteados entre os contribuintes que peçam fatura com NIF nas compras realizadas ao longo do ano. Para 2018 e até abril de 2019 estão reservados 2,1 milhões de euros.
Pedido de faturas com NIF sobe 46% num ano
Os incentivos para os consumidores pedirem faturas e lhe associarem o seu NIF começaram em 2013 e têm sido reforçados anualmente, e os contribuintes têm respondido “à letra”, já que no ano passado pediram mais 46% de faturas com a sua identificação do que em 2014.
IRS 2015: o que ainda podes fazer para aumentar o reembolso
As faturas guardadas ao longo de 2015 vão ser determinantes no valor do reembolso do IRS. As chamadas despesas gerais familiares, que vieram substituir as antigas deduções à coleta, são a grande novidade. E, entre as faturas pendentes, apenas as validadas até ao dia 22 de fevereiro serão consideradas Finanças. Mas ainda há outras coisas que podes fazer (e que te contamos neste artigo) para que possas ganhar mais com a declaração de rendimentos do ano passado, cuja entrega vai começar em abril próximo.
IRS: prazo para confirmar faturas termina na próxima 2ªfeira
Termina na próxima segunda feira, dia 15 de fevereiro, o prazo para que os contribuintes possam confirmar as faturas do IRS de 2015 no Portal das Finanças. Depois disso, haverá um período transitório para que alguns gastos ainda possam ser declarados.
IRS: guia para entenderes como deduzir as faturas na declaração de rendimentos
Afinal que despesas podem ser comunicadas ao Fisco? E de que forma? Estas e outras dúvidas sobre faturas podem gerar confusão na cabeça dos contribuintes na hora de apresentar a declaração de rendimentos de 2015.

Fatura da Sorte: 300 milhões de faturas comunicadas ao Fisco, mais 46% que em 2013
O número de faturas com NIF de consumidores finais ascendeu a cerca de 300 milhões até junho, trata-se de um aumento de 46% face aos primeiros seis meses de 2013. Recorde-se que desde janeiro que as faturas com NIF contam para o sorteio da Fatura da Sorte, um concurso semanal que atribui como prémio um automóvel.

Faturas com número de contribuinte sobem 45% num ano
Há cada vez mais consumidores a pedir fatura com Número de Identificação Fiscal (NIF). Segundo dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o número de faturas emitidas aumentou 45% em janeiro face ao mesmo mês do ano passado, para os 46 milhões.

Contribuintes só utilizaram 6,6% das faturas para baixar IRS
No ano passado, os contribuintes apenas usaram 6,6% das faturas para baixar o IRS, visto que só nesses casos pediram faturas com Número de Identificação Fiscal (NIF).