Inflação

Inflação global em 2025: as perspetivas do FMI e os valores

Depois da pandemia provocada pela Covid-19 e da guerra na Ucrânia terem impulsionado a inflação a nível global, como se perspetivam os números em 2025? Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), prevê-se que a inflação permaneça significativamente acima dos 2% recomendados na maior parte do mundo, mesmo ao longo deste ano.
Guerra na Ucrânia

Guerra terá consequências económicas "devastadoras", alerta FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou este sábado (5 de março de 2022) que uma escalada do conflito na Ucrânia terá consequências económicas "devastadoras" a nível mundial. Para além do conflito em si, as sanções contra a Rússia "terão também um impacto substancial na economia global e nos mercados financeiros, com efeitos colaterais para outros países", advertiu também o FMI.
Abramovich vende casas de luxo em Londres

Guerra na Ucrânia: Abramovich vende casas de luxo em Londres

O impacto da guerra na Ucrânia está a fazer-se sentir em todo o mundo, e em vários setores da economia. Que o diga o multimilionário russo Roman Abramovich, que terá colocado à venda duas das casas de luxo que tem em Londres (Reino Unido). Pelo meio, anunciou que colocou o clube de futebol Chelsea “no mercado”. 
Imobiliário em Madrid

Imobiliário pós-pandemia: especialistas juntos em Madrid a 28 de março

Que impacto terá a guerra na Ucrânia no investimento imobiliário em Portugal e na União Europeia (UE)? Tentámos dar resposta a esta e outras perguntas neste artigo, de forma a perceber se o conflito entre a Rússia e a Ucrânia poderá por um travão no previsível aceleramento do investimento imobiliário em 2022 – essa era, pelo menos, a expectativa dos players do mercado para este ano. Uma coisa é certa, o setor não está a cruzar os braços: a cidade espanhola de Madrid recebe, dia 28 de março, a IV edição da conferência Iberian REIT&Listed, que tem como media partner o idealista. 
Impacto da guerra na Ucrânia na construção

Guerra na Ucrânia pressiona (mais) a escalada de preços na construção

A Guerra da Ucrânia, que eclodiu há uma semana e terá efeitos no imobiliário segundo antecipam os especialistas, também já fez soar os alarmes no setor da construção em Portugal. Dando provas de dinamismo e resiliência ao longo da pandemia, o setor vive, no entanto, a braços com um agravamento nos custos de construção, derivado da escassez de matérias-primas e de mão de obra - que se agudizou nos últimos dois anos. E o cenário é agora mais negro a este nível. “A expectativa que existe neste momento é de agravamento da generalidade dos custos operacionais das empresas incluindo, em especial, os materiais de construção”, indica Manuel Reis Campos, presidente da CPCI e da AICCOPN, em declarações ao idealista/news.
Guerra Rússia-Ucrânia: as principais empresas portuguesas exportadoras

Guerra Rússia-Ucrânia: as principais empresas portuguesas exportadoras

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia já leva alguns dias. Uma invasão que está a somar mortos e feridos e que tem, claro, impacto na economia mundial. No comércio externo entre Portugal, Rússia e Ucrânia, os números mostram que a balança comercial com os dois países é tradicionalmente deficitária do lado nacional. Sabes quais são, por exemplo, as 10 principais empresas exportadoras para a Rússia e para a Ucrânia?
Rumores

Rumores

Viktor Ianukovich internado em estado grave em Moscovo: O Presidente deposto da Ucrânia, Viktor Ianukovich, foi internado em estado grave num hospital de Moscovo, revelou a edição digital do jornal russo "Moskovski Komsomólets", o de maior tiragem do país.