Empresas de imobiliário e construção com a melhor performance económica do país

Empresas de imobiliário e construção com a melhor performance económica do país

Começa a haver sinais de algum abrandamento no setor imobiliário em Portugal - justificados sobretudo pela falta de oferta face à alta procura - mas 2018 foi sem dúvida um ano em grande. Os setores da construção e atividades imobiliárias foram os que melhor perfomance económica e financeira registaram a nível nacional, nas principais variáveis que medem os resultados das empresas, segundo uma análise do INE - Instituto Nacional de Estatística, divulgada a 20 de setembro de 2019 - excluíndo o setor financeiro. 

Zona euro consegue estabilizar inflação nos 1,3%

A taxa de inflação homóloga na zona euro foi, em julho, de 1,3%, estável na variação mensal. Segundo o Eurostat a energia deverá ter sido o setor onde os preços mais subiram em julho (2,2%, face aos 1,9% de junho), seguido dos serviços (1,5%, abaixo dos 1,4% de junho), da alimentação, álcool e tabaco (inflação estável nos 1,4% na variação mensal).

Que têm em comum prostitutas, mortos, pipocas e economia?

Taxas de inflação e de desemprego, PIB, dívida pública, spread, default, swap, CDS, FMI, BCE, troika, bailout… Estes são termos que nos vão enchendo a cabeça nos últimos anos de crise. Mas afinal a economia não se resume apenas a esta linguagem séria e chata. Há quem goste de pensar diferente e utiliza outro tipo de indicadores, que afinal também são económicos.