avião no ar

Férias da Páscoa no Reino Unido? Vais precisar de preencher a ETA

Com o Brexit, viajar para o Reino Unido está a passar por mudanças importantes, e é algo que deves ter em conta, especialmente se escolhes-te este destino para as tuas férias da Páscoa.A partir de 2 de abril, todos os portugueses e viajantes de países isentos de visto precisarão de obter a Autorizaç
passaportes poderosos

Estes são os passaportes mais poderosos do mundo em 2024

Nos últimos cinco anos, Singapura e Japão foram “donos” dos passaportes mais poderosos do mundo. Este ano, contudo, as coisas mudaram. Quatro países europeus subiram na tabela para partilharem o primeiro lugar no Henley Passport Index 2024 com nações asiáticas.
Os passaportes mais poderosos do mundo

Os passaportes mais poderosos do mundo são... (Portugal está no top 5)

Qual é o passaporte mais poderoso do mundo? Ou, por outras palavras, aquele que permite viajar para mais destinos/países sem necessidade de visto prévio? A liderar a lista encontra-se Singapura, que destronou do primeiro lugar do ranking o Japão, que ocupava a liderança há cinco anos. Os cidadãos naturais de Singapura podem visitar 193 destinos no mundo sem visto, num total de 227. Portugal surge também no top 5. 
Cartão de cidadão enviado para casa

Cartão de Cidadão vai passar a ser enviado para casa dos emigrantes

Há novidades para os portugueses emigrados noutros países: o cartão de cidadão vai passar a ser enviado diretamente para as suas residenciais no estrangeiro. Este é um novo projeto-piloto do Governo, que promete tornar os serviços públicos “mais próximos das pessoas, mais acessíveis e mais simples”.
Como vai funcionar a AIMA

Adeus SEF, olá AIMA: fica a saber tudo o que muda neste guia

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem feito correr muita tinta nos últimos dois anos, quando foi aprovado o fim deste serviço no Parlamento. E agora é mesmo oficial. O SEF foi mesmo extinto no passado dia 29 de outubro e todas as suas funções policiais e administrativas vão ser agora levadas a cabo por outras instituições. Uma delas é a recém-criada Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que vai ficar responsável pelos pedidos de autorizações de residência dos cidadãos estrangeiros que chegam a Portugal (e não só). Fica a saber como vão funcionar as instituições que substituem o SEF com a ajuda de especialistas.