radiografia do dia: taxas cobradas nos cartões de débito em portugal
a restauração é o sector que paga, em média, a maior taxa no uso de cartões de débito: 1,2%. em segundo lugar da lista está a hotelaria (1%), logo seguido do comércio online (0,8%). na cauda da lista estão as agências de viagem e as companhias aéreas, que pagam a taxa mais baixa (0,5%)
ihru quer recuperar 123 milhões de créditos concedidos para financiar 1.600 imóveis
o instituto de habitação e reabilitação urbana (ihru) tem em curso mais de 70 processos para recuperar 123 milhões de euros que emprestou, não tendo sido ressarcido em tempo útil.
construção perde 90 postos de trabalho por hora (gráficos)
o sector da construção é um dos mais afectados pela crise. a comprová-lo estão números e dados que dão conta de que a actividade das empresas de construção está a afundar-se dia após dia.
governo assina protocolo para facilitar habitação a vítimas de violência doméstica
o governo e a associação nacional de municípios portugueses (anmp) formalizam esta quarta-feira (dia 29) um protocolo para facilitar o acesso a habitação a baixo custo a vítimas de violência doméstica.
“troika” aceita défice orçamental acima de 5% para este ano
a “troika” está a avaliar "suavizar" a meta de 4,5% do défice orçamental prevista para este ano.
bancos fazem concorrência desleal na venda de casas
a associação portuguesa dos utilizadores e consumidores de serviços e produtos financeiros (sefin) considera que as condições preferenciais que os bancos oferecem no crédito para a compra das casas que têm no balanço estão a distorcer a concorrência, penalizando quem quer vender os imóveis.
finanças podem fazer novos cortes nas deduções fiscais
o ministério das finanças deu ordem ao fisco para avaliar a possibilidade de serem feitos cortes nas deduções fiscais de quem apresenta irs com filhos a cargo, ascendentes ou deficientes.
rumores
jovens emigram mas quase não enviam dinheiro para o país: a nova geração de emigrantes que sai de portugal não vai para o estrangeiro para enviar dinheiro para o país, mas sim para procurar melhor qualidade de vida e emprego na área. “não envio dinheiro.
mais de mil famílias pediram casa à câmara de coimbra
a crise está a fazer com que haja cada vez mais pessoas a recorrer à câmara municipal de coimbra para ter onde morar.