Notícia do dia 9 de fevereiro de 2017

Há dois projetos portugueses eleitos como “Edifício do Ano”

Há dois projetos portugueses eleitos como “Edifício do Ano”

Há dois projetos portugueses entre os 16 premiados como “Edifício do Ano 2017”, um galardão entregue anualmente pela plataforma internacional Archdaily, sediada em Nova Iorque (EUA). Em causa estão o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões (autoria de Luís Pedro Silva) e a Casa Cabo de Vila (autoria do atelier de arquitetura Spaceworkers), que foram distinguidos nas categorias Arquitetura Pública e Casas, respetivamente.
Novos edifícios da EDP com a assinatura de Alejandro Aravena e Carrilho da Graça

Novos edifícios da EDP com a assinatura de Alejandro Aravena e Carrilho da Graça

O arquiteto chileno Alejandro Aravena, vencedor do prémio Pritzker 2016, vai projetar o edifício que irá completar a sede da EDP, em Lisboa. Também o português Carrilho da Graça irá desenhar um hotel, associado às novas instalações da empresa, e que implicará a transformação do velho edifício de escritórios também propriedade da EDP, do outro lado da Rua D. Luís I.
Comércio de luxo junta em Lisboa CEO de marcas de topo

Comércio de luxo junta em Lisboa CEO de marcas de topo

Vários CEO de grandes marcas de luxo, como a Hermés e a Cartier, vão reunir-se em Lisboa, em maio, durante a conferência “Business of Luxury Summit”, organizada pelo Financial Times em parceria com o banco de investimento Michel Dyens. Portugal tem sido o destino de muitas insígnias de topo, dinamizando o negócio imobiliário de retalho, mas também de escritórios e residencial.

Ulrich deixa gestão do BPI, agora que CaixaBank já controla o banco

O banco espanhol CaixaBank assumiu o domínio quase absoluto do capital do BPI, que deixará de ter como presidente um dos banqueiros portugueses mais antigos ainda em funções de topo, Fernando Ulrich. “O BPI beneficiará de pertencer a um dos maiores grupos da Europa”, disse o presidente do CaixaBank, Gonzalo Gortázar, para quem “Portugal é um país com grande potencial”. “Queremos ser parte do seu futuro”, frisou.

Aumentos do abono de família chegam em março

Os aumentos do abono de família, pré-natal e subsídio de funeral estabelecidos no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) já foram publicados em Diário da República e podem agora começar a ser processados pela Segurança Social. A portaria prevê que a produção de efeitos retroage a 1 de janeiro, o que significa que serão sempre pagos retroativos às famílias.