Comentários: 0
Custos de construção nova aumentaram 1,7% num ano
idealista/news

Os custos de construção de habitação nova no continente aumentaram 1,7% em dezembro face ao mesmo mês de 2015. Trata-se de um aumento homólogo de 0,1% face ao verificado em novembro (1,6%).

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o aumento de 1,7% em dezembro foi determinado pela componente Materiais, que registou uma subida homóloga de 1,1%. Já o índice da componente Mão de obra apresentou uma taxa de variação de 2,1% (2,2% em novembro).

“A variação média anual do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova foi 0,6% em 2016 (variação média de 0,3% no ano anterior). Os índices de Mão de Obra e de Materiais registaram variações médias anuais de 1,4% e -0,3%, respetivamente (variações de 1,1% e de -0,7% em 2015, pela mesma ordem)”, lê-se no site do INE.

Relativamente ao Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação, registou, no continente, uma variação homóloga de 1,6% em dezembro, ligeiramente inferior (-0,1%) à verificada no mês anterior. “Os índices das componentes Produtos e Serviços apresentaram taxas de variação de -1,3% e 2,4% em dezembro (-1,2% e 2,7% em novembro)”, refere o INE, salientando que todas as regiões apresentaram taxas de variação homólogas positivas, à exceção do Alentejo, que apresentou uma variação nula.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade