Notícia do dia 8 de fevereiro de 2017

A primeira casa desenhada por Siza Vieira

A primeira casa desenhada por Siza Vieira

Manuel Fernando Rodrigues Neto, agora com 93 anos, foi a primeira "vítima" de Álvaro Siza Vieira. A expressão é do próprio arquiteto português, galardoado com o famoso prémio Pritzker. Há 60 anos, o gerente de uma empresa de pesca decidiu contratar um então jovem desconhecido - ainda com o curso de arquitetura por terminar - para lhe desenhar uma casa. E este é o resultado.

Prazo para Prémio Nacional de Reabilitação Urbana termina sexta-feira

O período de candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana de 2017 termina na próxima sexta-feira, dia 10 de fevereiro. A este galardão podem candidatar-se os projetos realizados em Portugal, concluídos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2016, que não tenham participado em edições anteriores. Os vencedores serão revelados na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorre de 27 de março a 2 de abril.
Passes combinados de Metro, Carris e RL acabam em março

Passes combinados de Metro, Carris e RL acabam em março

A partir do final de março vais deixar de poder comprar um passe combinado da Carris e do Metropolitano de Lisboa (ML) com a Rodoviária de Lisboa (RL), tendo esta última empresa decidido, unilateralmente, acabar com os títulos combinandos com o passe Navegante a partir dessa data. O Navegante permite a mobilidade em toda a cidade de Lisboa integrando os operadores Metro, Carris e CP.

BPI vai continuar na Bolsa de Lisboa, agora que já é dos espanhóis do Caixabank?

O Caixabank é o novo dono do BPI. A complexa Oferta Pública de Aquisição (OPA) chegou ao fim, esta quarta-feira, com sucesso e os espanhóis terão terminado com mais de 80% dos títulos, quando antes tinham 45% do capital, mas estavam limitados nos direitos de voto. Desdes os grandes acionistas do BPI, como a empresária angolana Isabel dos Santos ou o Grupo Violas, até aos pequenos investidores todos venderam as ações pelos 1,134 euros oferecidos pelo banco espanhol.

Negócio da Engel & Völkers sobe em flecha na Península Ibérica

A Engel & Völkers registou em 2016 um aumento do volume de negócios de cerca de 100 milhões de euros. Trata-se de um novo recorde nos resultados financeiros anuais da imobiliária alemã, especializada no segmento de luxo. Em Portugal, o volume total de transações realizadas superou os 52 milhões de euros, mais 10,8% que os 47,2 milhões de euros alcançados em 2015.
Hotéis, residências e coworkings: os salva-vidas do imobiliário em 2017

Hotéis, residências e coworkings: os salva-vidas do imobiliário em 2017

Os grandes investidores internacionais já se mentalizaram que 2017 vai ser complicado para o imobiliário europeu. Esperam um ano marcado por incertezas que vão afetar a economia e antecipam rentabilidades mais baixas. Os investimentos em hotéis, alojamentos para estudantes e escritórios de serviços partilhados são vistos como os grandes salva-vidas para o imobiliário. E Lisboa volta a surgir entre as 10 cidades mais atrativas para os investidores internacionais.