Notícia do dia 27 de outubro de 2022

Desperdício alimentar em Portugal e na UE

Portugal desperdiça 184 kg de alimentos por habitante num ano

Terão sido desperdiçados 184 quilogramas (kg) de alimentos por habitante em Portugal em 2020, ano marcado pelo inesperado aparecimento da pandemia da Covid-19. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (25 de outubro de 2022) pelo Eurostat, sendo que os números relativos a Portugal são estimativas.

Flores de outono para varandas: 11 variedades resistentes ao frio

Os dias ficam mais curtos e as temperaturas começam a cair: é hora de rever a decoração exterior da nossa casa, e embelezar as varandas e terraços com flores de outono. Quais são as mais resistentes ao frio? E quais as variedades mais indicadas para criar composições em vasos? Que plantas suspensas nos ajudam a ter varandas floridas e coloridas? Deixamos-te algumas dicas.
Comprar casas baratas

Os 10 municípios mais baratos para comprar casa – e os 10 mais caros

Por vezes, uma onda de mudança invade a vida familiar. Muda-se de trabalho, de vida, de cidade à procura de qualidade de vida. E neste processo importa saber onde é mais barato comprar casa, sobretudo num momento em que a inflação está a pressionar o poder de compra. Olhando para os dados mais recentes do INE, salta à vista que comprar uma habitação na maioria dos municípios custa menos de 1.402 euros/m2, o valor mediano das casas vendidas a nível nacional nos últimos 12 meses terminados em junho. Neste artigo, revelamos quais são os 10 concelhos onde é possível comprar casas mais em conta.
germes

5 coisas cheias de germes que (provavelmente) te esqueces de limpar

O objetivo de limpar a casa não passa apenas pode livrar-nos da sujidade e deixar as superfícies a brilhar, também se trata de uma questão de saúde, uma vez que coexistimos com vários micróbios - e há alguns mais prejudiciais que outros. Dentro de casa, os germes escondem-se em vários sítios, alguns pouco óbvios. Sabes quais são?
taxa de esforço

Comprar casa: taxa de esforço subiu para 41%

A perda de poder de compra e subida acentuada dos juros nos últimos meses está a provocar um aumento no esforço financeiro das famílias portuguesas para a compra de casa. O custo de vida está a subir a uma maior velocidade que os salários, e isso reflete-se na taxa de esforço, que subiu 13 pontos percentuais num ano. No terceiro trimestre de 2022, as famílias destinavam 41% dos seus rendimentos para a habitação, valor que compara com os 28% observados em igual período do ano passado.
Falhas no pagamento do cheque de 125 euros

Cheque de 125 euros: há alterações de IBAN sem autorização - como agir

O apoio extraordinário de 125 euros começou a ser pago pelas Finanças aos trabalhadores no passado dia 20 de outubro, um processo que deverá ser concluído até ao final do mês. Mas nem tudo está a correr como previsto: o Portal da Queixa recebeu várias reclamações de contribuintes que viram os seu IBAN alterado nas Finanças sem o seu consentimento.
Avaliação bancária de casas em Portugal a disparar

Crédito habitação: valor das casas para os bancos volta a subir

Depois de ter caído em agosto face a julho – pela primeira vez desde março de 2020 –, o valor mediano de avaliação bancária para efeitos de concessão de crédito habitação voltou a subir em setembro. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que o valor mediano de avaliação bancária foi 1.429 euros por metro quadrado (euros/m2) em setembro, mais 15 euros/m2 (1,1%) que em agosto e mais 193 euros/m2 (15,6%) que no período homólogo. Trata-se, de resto, do valor mais elevado desde que há registos.
Subida dos juros pelo BCE

Reação do idealista ao aumento das taxas de juro do BCE

Relativamente ao aumento das taxas de juro anunciado há poucos minutos pelo Banco Central Europeu (BCE), Miguel Cabrita, responsável do idealista/créditohabitação em Portugal, explica que "este aumento foi inicialmente descontado pelo mercado durante semanas e tem sido responsável pelas fortes subidas da Euribor que se têm registado nos últimos dias. No entanto, esse movimento mostra a ineficácia das medidas tomadas até agora, incluindo o importante aumento aprovado em setembro, com o objetivo de conter a inflação”.
Subida dos juros pelo BCE

BCE volta a subir juros em 75 pontos: como fica o crédito habitação?

O Banco Central Europeu (BCE) continua empenhado em pôr um travão à inflação que se faz sentir na Zona Euro e que chegou aos 9,9% em setembro, mesmo depois das taxas de juro diretoras terem subido 125 pontos base entre julho e setembro. Esta quinta-feira, dia 27 de outubro, o Conselho do BCE reuniu-se e decidiu voltar a usar a sua principal arma contra a inflação: voltou a subir as taxas de juro diretoras em 75 pontos base. Uma vez mais, a decisão do regulador europeu vai continuar a ter impacto no custo dos créditos habitação, por via da subida das taxas Euribor.
Sem abrigo em Portugal

Mais de mil sem-abrigo com 'housing first' e casas partilhadas

Mais de mil pessoas sem-abrigo foram abrangidas no último ano por medidas como apartamentos partilhados ou 'housing first', anunciou a ministra da Solidariedade, acrescentando que o Governo tem "vários projetos" relativos à bolsa de alojamento urgente. "Neste momento, já temos vários projetos relat