Interior do país reúne os concelhos onde é mais barato comprar casa, mostram dados do INE analisados pelo idealista/news.
Comentários: 0
Comprar casas baratas
Pexels

Por vezes, a rotina das famílias é interrompida por uma onda de mudança. Muda-se de trabalho, de vida, de cidade à procura de uma melhor qualidade de vida. E neste processo importa saber onde é mais barato comprar casa, sobretudo num momento em que a inflação está a pressionar – e muito – o poder de compra dos portugueses. Passando a pente fino os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), salta à vista que comprar uma habitação na maioria dos municípios custa menos de 1.402 euros por metro quadrado (euros/m2), o valor mediano das casas vendidas a nível nacional nos últimos 12 meses terminados em junho. Neste artigo preparado pelo idealista/news, revelamos quais são os 10 concelhos onde é possível comprar casas mais em conta, sem perder de vista também onde é mais caro adquirir um novo lar.

Comprar uma casa de 100 metros quadrados (m2) em Portugal custa cerca de 140 mil euros, em termos medianos. Contam-se 47 concelhos que apresentam preços bem superiores à mediana nacional. Mas a boa notícia é que em 254 dos 301 municípios com dados disponíveis pelo INE, o preço mediano das casas vendidas é inferior à referência nacional, revela o boletim publicado esta terça-feira, dia 25 de outubro. Há ainda 209 concelhos do país onde comprar casa custa menos de 1.000 euros/m2, sendo possível adquirir uma habitação por menos de 100 mil euros.

De notar que na análise aos preços das casas praticados nos municípios portugueses, o INE não tem dados disponíveis para 7 dos 308 concelhos que compõem o país: Mesão Frio, Penedono, Vila Nova de Paiva, Barrancos, Corvo, Lajes das Flores e Santa Cruz das Flores.

Preço das casas para comprar
Pexels

Quais os municípios onde é mais barato comprar casa?

Sem surpresa é, sobretudo, no interior do país que se encontram os municípios onde adquirir uma habitação é mais acessível – tal como é visível neste mapa preparado pelo idealista/news. E é mesmo em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, onde as famílias podem comprar as casas mais baratas de todas, já que o preço mediano por m2 é de 177 euros nos últimos 12 meses terminados no segundo trimestre de 2022. Ou seja, uma habitação de 100 m2 custa cerca de 17,7 mil euros.

No distrito da Guarda situam-se 4 dos 10 concelhos que apresentam os preços das casas mais baixos de todo o país. Além do município de Figueira de Castelo Rodrigo, nesta lista consta ainda Almeida (234 euros/m2), Fornos de Algodres (237 euros/m2) e Mêda (243 euros/m2).

Em Vila Velha de Ródão pratica-se os segundos preços das casas mais baixos de todos: uma casa custa, em termos medianos, 219 euros/m2. Isto é 21,9 mil euros se se tratar de uma habitação de 100 m2. Além deste município, o distrito de Castelo Branco conta com outro que o representa neste ranking: trata-se de Penamacor, onde os preços das casas se fixaram em 259 euros/m2 em termos medianos, mostram os dados.

Também contam-se dois concelhos que representam o distrito de Viseu nesta lista: Sernancelhe (241 euros/m2) e Armamar (242 euros/m2). Já o distrito de Portalegre apenas conta com a participação de Monforte (245 euros/m2) nesta lista.

O único concelho das ilhas portuguesas que está entre os municípios mais baratos para comprar casa é Santa Cruz da Graciosa, na ilha da Graciosa (Açores), onde adquirir uma habitação custa 242 euros/m2.

E onde é mais caro comprar casa?

As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto a par do Algarve estão representadas nos 10 concelhos onde é mais caro comprar casa em Portugal. É Lisboa que arrecada o primeiro lugar, apresentando um custo da habitação nos 3.704 euros/m2, um valor quase três vezes superior à mediana nacional (de 1.402 euros/m2), mostram os dados do gabinete nacional de estatística.

Logo a seguir está Cascais, onde comprar casa custa 3.276 euros/m2. A completar os municípios que representam o distrito de Lisboa neste ranking, está Oeiras (2.822 euros/m2) na quarta posição.

É no distrito de Faro que se concentram o maior número de concelhos (5 em 10) onde comprar casa é mais caro. Loulé apresenta um preço por m2 de 2.873 euros. Ou seja, aqui uma casa para comprar custa mais do dobro da referência nacional. E em Lagos adquirir uma habitação custa, em termos medianos, 2.547 euros/m2 nos últimos 12 meses terminados em junho.

O único concelho do Grande Porto que consta nesta lista é precisamente o Porto. Este é mesmo o sexto município onde comprar casa é mais caro no país: custa 2.412 euros/m2. Ou seja, uma família compra casa pelo preço mediano de 241 mil euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta