No final de junho, Portugal contabilizava 2.980 megawatts (MW) de capacidade fotovoltaica em operação, mais 419 MW que a potência solar existente no final de 2022. Trata-se de cerca de metade da capacidade adicionada em todo o ano passado (860 MW), o que mostra que 2023 está a ter um ritmo de expansão da energia solar em Portugal em linha com o do ano passado. Um valor, no entanto, aquém do que será necessário para que o país cumpra com as novas metas que o Governo propõe para 2030.
A poluição e as emissões de carbono tornaram-se um dos principais problemas enfrentados pela humanidade. Por isso, a cada dia surgem mais estudos e propostas que favorecem uma baixa emissão de carbono em todos os aspetos das nossas vidas.
O Palácio de Seteais, unidade hoteleira de cinco estrelas a cargo da rede Tivoli, em Sintra, está em concurso público. E há várias empresas na corrida para ficar com a gestão e exploração do hotel nos próximos 30 anos.
Alterações legislativas ao nível do arrendamento, do Alojamento Local (AL), dos imóveis devolutos e de impostos foram aprovadas em julho no parlamento, apenas com o voto favorável da maioria socialista, e agora vetadas pelo Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa, ao vetar o diploma do Mai
Em semana de onda de calor, a temperatura subiu no mercado imobiliário, depois de o Presidente da República ter anunciado que decidiu vetar o Mais Habitação. Para Marcelo Rebelo de Sousa, trata-se de um pacote de medidas “irrealista”, “insuficiente” e pouco credível, sem resultados práticos.
A Ordem dos Arquitetos (OA) destaca que a mensagem transmitida pelo veto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Mais Habitação, “não poderia ser mais clara”, apontando soluções de “difícil operacionalidade”.
Numa declaração enviada à Lusa e assinada pelo presidente da OA, Gonçalo B
A Associação Hostels de Portugal (AhdP), que se revê no veto presidencial ao diploma sobre habitação, considera que será "um péssimo sinal para o sistema democrático" se o PS, com maioria absoluta no parlamento, avançar com a legislação.
Quase dois terços dos novos desempregados inscritos em julho nos centros de emprego do continente são oriundos das atividades imobiliárias, um dos setores mais afetados pelas alterações à política monetária que se refletem no mercado da habitação.
O número de pessoas desempregadas à procura de novo
Os trabalhadores da fileira da construção vão entregar à associação AICCOPN uma proposta para aumentos de 200 euros para os profissionais, ameaçando avançar com uma greve e protestos junto à entidade, caso as reivindicações não sejam atendidas.
Em declarações à Lusa, Albano Ribeiro, presidente da d
A ministra da Habitação já reagiu ao veto presidencial às principais medidas do Governo para responder à crise atual no setor mantendo a posição do Governo quanto ao equilíbrio do programa Mais Habitação.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever