Notícia do dia 21 de agosto de 2023

Quartos para arrendar em Portugal

Quartos para arrendar: oferta aumentou, mas o preço também

Um novo ano letivo está a chegar e muitos estudantes universitários preparam-se para se instalar numa nova cidade, procurando quartos para arrendar. Há também cada vez mais trabalhadores deslocados e jovens famílias que não conseguem pagar as elevadas rendas das casas, optando por partilhar casa com outras pessoas. A boa notícia é que a oferta de quartos para arrendar em casas partilhadas subiu 71% nos últimos 12 meses, segundo um estudo publicado pelo idealista, o marketplace imobiliário de Portugal. Mas as rendas dos quartos continuam a subir.
Salários em Portugal

Salário médio sobe quase 100 euros num ano – para 1.358,18 euros

Em maio, o valor médio das remunerações declaradas à Segurança Social subiu 6,3% face ao período homólogo. Em causa está um aumento médio anual de 95,59 euros, de 1.262,59 em maio de 2022 para 1.358,18 euros no mesmo mês deste ano, segundo a síntese estatística da Segurança Social (SS) publicada recentemente. 
Depósitos em Portugal e na Zona Euro

Portugal é o 5º país do Euro que pior remunera os depósitos a prazo

Portugal era o quinto país da Zona Euro que pior remunerava os novos depósitos a prazo em junho, com uma taxa de juro média de 1,58%, menos 70% do que a remuneração média praticada na Zona Euro. De acordo com o Banco Central Europeu (BCE), em junho, a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo na Zona Euro foi de 2,70%, sendo o país que pior remunerava a Croácia (1,07%), seguida de Chipre (1,26%), Eslovénia (1,42%) e Grécia (1,52%).
Vistos gold em Portugal

Vistos gold brilham em Portugal e na Europa – apesar das polémicas

Os programas europeus que oferecem cidadania “em troca” de investimento – nomeadamente em imobiliário – estão vivos e de boa saúde na Europa, apesar dos apelos para que seja colocado um ponto final na emissão de novos vistos gold. Este é, de resto, um tema bastante polémico em Portugal, com o Governo a querer por fim ao programa Golden Visa após mais de uma década em vigor – foi aprovado pelo Governo e no Parlamento, faltando apenas luz verde do Presidente da República para que o programa chegue mesmo ao fim. 
Warren Buffett, fundador de Berkshire Hathaway

Buffett aproveita contexto de mercado para investir no imobiliário

Warren Buffett, fundador da Berkshire Hathaway e uma das pessoas mais ricas do mundo, reforçou o investimento no setor imobiliário, comprando novas posições em três construtoras norte-americanas num total de 800 milhões de dólares (735,2 milhões de euros). Desta vez, comprou ações da R.D. Horton, NVR e Lennar, aproveitando que o setor está a beneficiar da escassez de oferta residencial. Deve-se notar que o aumento das taxas de juro reavaliou as ações de muitas construtoras.
licenciamentos

Simplificar licenciamentos: Presidente dá luz verde, mas deixa avisos

No mesmo dia em que vetou o diploma do Mais Habitação, o Presidente da República promulgou o decreto do Governo que reforma e simplifica os licenciamentos na construção habitacional. Mas também deixou avisos. Marcelo diz que vai estar atento à “compatibilização” com a segurança e a qualidade dos edifícios.
Hugo Santos Ferreira

Promotores e investidores aplaudem veto do Mais Habitação

Sem surpresa, é com satisfação que a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) vê o veto do Presidente da República ao pacote do Governo Mais Habitação, uma vez que este "não oferece uma resposta efetiva à necessidade de criar mais habitação para os portuguese
Rui Rocha

IL apresentou queixa formal do Mais Habitação a Bruxelas

A Iniciativa Liberal (IL) decidiu apresentar uma queixa formal a Bruxelas contra o pacote Mais Habitação, nomeadamente sobre as normas relativas ao Alojamento Local. Ainda antes do veto do Presidente da República, o partido avançou um pedido de fiscalização junto da Comissão Europeia.
proprietários

Proprietários elogiam veto presidencial mas não esperam mudança

A Associação Nacional de Proprietários aplaude “com mãos ambas” o veto presidencial ao conjunto de alterações legislativas sobre habitação aprovadas pela maioria absoluta do PS no Parlamento, mas sem expectativa de que algo venha a mudar. “Quem aprovou estas leis fez do pequeno proprietário, do peq