
Não tens ar condicionado nem ventoinhas e precisas de encontrar a melhor maneira de tornar o ar da casa mais fresco? Quando as altas temperaturas desafiam a nossa qualidade de vida no interior do lar deverás começar a preencher todos os ambientes com plantas e flores.
Tornar a casa num paraíso para estes seres vivos requer algum esforço, contudo, terás bons resultados porque as plantas são poderosas, vão equilibrar os ambientes e assegurar que descansas como mereces. Descobre a lista de plantas que filtram e purificam o ar ideais para o verão.
Lavanda

Se estás à procura de uma planta que filtra o ar e liberta um perfume agradável, deves escolher a lavanda, que além de ser muito fácil de cultivar, espalha alegria e é capaz de equilibrar as energias em casa.
Além disso, esta é uma planta versátil que podes colocar em qualquer lugar. Fica bem em vasos na cozinha, no quarto de dormir, como também podes utilizar as suas flores para criar saquinhos de perfume para colocar dentro dos armários. A tua roupa nunca ficará a cheirar a bolor!
Gerbera

No verão algumas pessoas sofrem de insónias ou problemas respiratórios devido ao calor. Deixar o ar condicionado ligado durante toda a noite não será a resposta certa, porque estarás a gastar energia e a aumentar as tuas despesas de eletricidade. No entanto, temos a solução: podes colocar gerberas em casa: plantas que filtram o ar e vão deixar cada espaço mais exuberante.
Disponíveis em mais de 20 cores, as gerberas têm hastes longas e as suas flores surgem normalmente na primavera e no verão, o que promete deixar as casas ainda mais leves nesta altura.
Jibóia

Para os amantes de plantas trepadeiras que purificam o ar, sugerimos a jibóia, de cultivo simples e que não requer esforços. Esta planta conseguirá resistir ao calor e à alta humidade da tua casa e sobrevive mesmo quando colocada nos ambientes mais escuros e até noutros bastante secos.
As suas folhas são normalmente num verde brilhante e intenso que prometem surpreender convidados e brilhar um pouco por todo o lado. Por ser uma planta trepadeira, convém colocá-la em vasos com suportes específicos, para que cresça sem problemas. Por último, como planta purificadora do ar é perfeita para escritórios, para quando precisares de desviar os olhos irritados do computador.
Avenca

A avenca é uma planta que purifica o ar que vais gostar de ter sempre contigo. É tão potente que consegue remover as toxinas, comuns nos espaços fechados, e permite ao teu corpo soltar o muco e alivia a congestão nasal. É mesmo a planta perfeita para pessoas com asma ou bronquite.
Deves mantê-la entre os 18°C e 24°C e evitar que seja exposta ao ar demasiado quente ou frio, para não danificar as suas sensíveis hastes. De resto, promete manter o esplendor do teu jardim.
Antúrios
Muitos portugueses adoram ter antúrios em casa pelo seu lado mais tropical, mas muitas vezes não sabem que esta é uma planta purificadora que filtra o ar e reduz as quantidades de amoníaco, monóxido de carbono e metanol presentes na atmosfera.

Além disso, elimina as toxinas libertadas pelos produtos de limpeza que não são biológicos, por colas e até tintas. Tendo em conta que o verão é a época de algumas renovações do lar, faz todo o sentido manter esta planta por perto.
Com o ar mais limpo, os antúrios podem ajudar no controlo das alergias. Cheia de benefícios, esta é a planta que vai tornar o ambiente mais acolhedor, sobretudo as salas que precisam de alguma sofisticação.
Plantas que filtram o ar vs. ar condicionado: quais as diferenças?
As plantas que filtram o ar são uma maneira inteligente (e amiga do ambiente) de poupar energia durante o verão. São capazes de contribuir para melhorar a qualidade do ar, reduzir a acumulação de químicos e eliminar a humidade que, a longo prazo, podem trazer problemas não só estéticos como também estruturais ao lar.
Existem também algumas vantagens das plantas que filtram o ar quando comparadas a um sistema de ar condicionado:
- Contribuem 24 sob 24 horas para o ar mais fresco. Já não vais precisar de ligar os purificadores de ar ou ar condicionado em horas específicas;
- Ao contrário do ar condicionado, as plantas que filtram o ar são extremamente silenciosas e não perturbam o ambiente doméstico. Podes ver televisão, fazer meditação, ouvir música ou conversar sem distrações;
- As plantas e flores que filtram o ar são mais bonitas, além de bastante versáteis, pois adaptam-se a todos os estilos de decoração e não necessitam de ligações elétricas ou fontes de energia adicionais.
Comprar e manter plantas é mais barato que o ar condicionado?
Comprar e manter plantas que filtram e purificam o ar é um investimento mais baixo, comparativamente àquilo que gastas com um ar condicionado. Em floristas, lojas de jardinagem ou em supermercados conseguirás encontrar lírios da paz, avencas, crisântemo, espadas-de-São-Jorge, Aloe vera, antúrios, alfazemas e outras plantas a preços acessíveis entre os 5€ e os 20€. Durante algumas semanas costumam haver promoções que permitem a aquisição destas plantas a preços mais baixos.

Se tiveres um sistema de ar condicionado terás de gastar dinheiro inicialmente com o aparelho em si, com a sua instalação e com a manutenção. Estarás a gastar mensalmente mais eletricidade, enquanto as plantas apenas exigem água e luz solar para sobreviver.
Embora precisem de atenção, com a poda e rega adequadas terão um tempo de vida longo, enquanto o sistema de ar condicionado é limitado e terá de ser substituído em breve.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta