Notícia do dia 4 de outubro de 2023

Zurique

Google alimenta subida dos preços das casas em Zurique

Zurique tornou-se num dos mercados imobiliários mais aquecidos da Europa, com os preços das casas a subir ainda mais que em Londres ou Paris. É, de resto, uma das duas cidades no mundo em risco de bolha imobiliária, de acordo com o UBS Global Real Estate Bubble Index 2023. A procura no centro financeiro suíço é grande, e alimentada por contratações de grandes empresas como a Google.
Meta

Meta gastou milhões para sair de escritório para o qual nunca se mudou

A Meta gastou 149 milhões de libras (cerca de 172 milhões de euros) para por fim a um contrato de arrendamento de um escritório em Londres para o qual nunca se mudou. A empresa-mãe do Facebook e do Instagram tinha mais 18 anos de contrato na 1 Triton Square, e pagou cerca de sete anos rendas para encerrar a obrigação mais cedo.

Infinity é o novo condomínio de Lisboa centrado na arte e conforto

Acaba de ser inaugurado em Sete Rios, na freguesia de Campolide, o mais recente condomínio residencial de Lisboa. Trata-se de um edifício com 26 pisos acima do solo e mais de 50.000 metros quadrados (m2) de área de construção, com 195 apartamentos de tipologias desde T0 a T6 Duplex e 352 lugares de estacionamento.

Castelo de Dunbeath na Escócia está à venda por 28 milhões

O terreno de Dunbeath, que está numa localização espetacular na costa da Escócia e abriga o magnífico castelo de Dunbeath, que data do século XV, está à venda por 25 milhões de libras (cerca de 28,7 milhões de euros à taxa de câmbio atual). A propriedade foi remodelada em 1860 e representa uma combinação incomparável de arquitetura histórica e uma paisagem única.

Este hotel de charme português é uma referência na Europa

Depois de no ano passado ter sido considerado o “Melhor Boutique Hotel de Portugal” pelos World Travel Awards, o Bairro Alto Hotel, em Lisboa, volta a ser distinguido pelos prémios conhecidos como os “Óscares do Turismo”. Desta vez, recebeu o título de “Melhor Hotel de Referência da Europa” em 2023. É o hotel com encanto desta semana.
alcatifas

Usar alcatifas em escritórios: sim ou não?

A qualidade do ar que respiramos é fundamental para a nossa saúde e bem-estar. Num escritório, por exemplo, a concentração de poluentes pode ser duas a cinco vezes maior que no exterior. Daí a importância de escolher um pavimento adequado para este tipo de espaços de trabalho. Serão as alcatifas uma boa aposta?
Hotéis mudam de mãos em Vilamoura

Fundos da Arrow Global investem em hotéis Hilton em Vilamoura

A Arrow Global, gestora europeia líder de ativos integrados verticalmente, especializada em crédito e imobiliário, comprou a sociedade Grande Buganvília, proprietária e operadora do Hilton Vilamoura – As Cascatas Golf Resort & SPA, um hotel de cinco estrelas, que também opera o Vilamoura Garden, de quatro estrelas.
Preço das casas para comprar

Preço das casas à venda na UE desce 1,1% - a 1.ª queda desde 2014

O mercado imobiliário europeu está a ser posto à prova em 2023, perante um novo contexto de subida das taxas de juro e de elevada inflação, que tem arrefecido a procura de casas à venda, por conseguinte, os negócios. E este cenário já se reflete nos preços das casas para comprar: caíram 1,7% na Zona Euro e 1,1% na União Europeia (UE) no segundo trimestre de 2023 face ao período homólogo. Esta foi mesmo a primeira diminuição anual registada desde o primeiro trimestre de 2014. Também nove Estados-membros sentiram as casas para comprar a ficarem mais baratas neste período – mas Portugal não está na lista, tendo os preços subido 8,7%. Já o mercado de arrendamento na Europa tem estado dinâmico, levando ao aumento anual das rendas das casas em 3,0%.
residentes não habituais

Fim do regime dos residentes não habituais preocupa imobiliário

O primeiro-ministro apanhou o país de surpresa esta segunda-feira, 2 de outubro, ao anunciar que em 2024 pretende acabar com a taxa especial para novos residentes não habituais (RNH). António Costa defendeu que o Governo decidiu não prolongar “uma medida de injustiça fiscal, que já não se justifica e que é uma forma enviesada de inflacionar o mercado de habitação, que atingiu preços insustentáveis”. Sem dar mais explicações, o governante deixou várias dúvidas no ar - o suficiente para agitar as águas no setor. De investidores a promotores: mercado está preocupado.
Mário Centeno

Centeno não está convencido que residentes não habituais sejam problema

O governador do Banco de Portugal (BdP) afirmou esta quarta-feira, 4 de outubro de 2023, não estar “completamente” convencido de que programas como o dos residentes não habituais seja o problema do mercado habitacional, ressalvando que o fim da mesma é uma questão política. Mário Centeno falava na apresentação do “Boletim Económico” de outubro, no Museu do Dinheiro, em Lisboa.
Crédito habitação em Portugal

Crédito habitação: juros caem e taxa mista ganha força em agosto

As famílias continuam a recorrer ao financiamento bancário para comprar casa, apesar do clima macroeconómico instável e das elevadas taxas de juro. É isso mesmo que mostram os dados do Banco de Portugal (BdP) esta quarta-feira publicados: o montante dos novos empréstimos habitação subiu em agosto face a julho para 1.728 milhões de euros. E, agora, estas famílias estão a contratar empréstimos habitação de forma diferente, já que a maioria recorre à taxa mista ao invés da variável. Em resultado destas escolhas, a taxa de juro média no crédito da casa caiu pela primeira vez desde 2022 para 4,23% em agosto.
Jovens a comprar casa em Portugal

Há menos 30% de jovens com casa própria que há 20 anos

O acesso à habitação em Portugal, sobretudo por parte dos mais jovens, tem vindo a deteriorar-se nos últimos 20 anos. Se no início os anos 2000, 70% dos jovens eram proprietários de habitação própria, hoje, essa percentagem é de apenas 40%. “Nas gerações mais recentes, a percentagem de proprietários jovens reduziu-se significativamente”, na ordem dos 30%, conclui o Banco de Portugal (BdP).
Viver na Amadora

Amadora consulta mercado para terrenos destinados a habitação

O município da Amadora está a promover uma consulta ao mercado para adquirir lotes de terreno para construção de imóveis destinados a reforçar o seu parque habitacional, ao abrigo do programa 1.º Direito. A iniciativa será financiada com recurso ao PRR, através de investimento do Programa de Ap
Investir em imobiliário em Portugal

Atenção investidores: CORUM aumenta portfólio com 3 imóveis comerciais

A CORUM Investments investiu 193 milhões de euros na aquisição de três imóveis comerciais, dois nos Países Baixos e um no Reino Unido. A Sociedade de Investimento Imobiliário (SCPI) de origem francesa indica que dá, assim, continuidade à sua estratégia de investimento em imobiliário comercial com elevada rentabilidade, numa lógica de longo prazo, e que acaba por “tirar partido do alívio nos preços dos ativos”. Estas transações reforçam o portefólio dos fundos CORUM Origin e CORUM XL, que são disponibilizados aos investidores em Portugal, revela em comunicado.