Comprar uma casa de férias: estes são os melhores destinos do mundo
Foi durante a revolução industrial que surgiu a tendência de viajar em lazer pelo mundo. E as famílias que tinham maiores rendimentos logo começaram a procurar os lugares perfeitos para comprar uma casa de férias, como destinos de campo, esqui ou de praia.
Google alimenta subida dos preços das casas em Zurique
Zurique tornou-se num dos mercados imobiliários mais aquecidos da Europa, com os preços das casas a subir ainda mais que em Londres ou Paris. É, de resto, uma das duas cidades no mundo em risco de bolha imobiliária, de acordo com o UBS Global Real Estate Bubble Index 2023. A procura no centro financeiro suíço é grande, e alimentada por contratações de grandes empresas como a Google.
Meta gastou milhões para sair de escritório para o qual nunca se mudou
A Meta gastou 149 milhões de libras (cerca de 172 milhões de euros) para por fim a um contrato de arrendamento de um escritório em Londres para o qual nunca se mudou. A empresa-mãe do Facebook e do Instagram tinha mais 18 anos de contrato na 1 Triton Square, e pagou cerca de sete anos rendas para encerrar a obrigação mais cedo.
Infinity é o novo condomínio de Lisboa centrado na arte e conforto
Acaba de ser inaugurado em Sete Rios, na freguesia de Campolide, o mais recente condomínio residencial de Lisboa. Trata-se de um edifício com 26 pisos acima do solo e mais de 50.000 metros quadrados (m2) de área de construção, com 195 apartamentos de tipologias desde T0 a T6 Duplex e 352 lugares de estacionamento.
Casas mobiladas prontas a habitar: nova tendência a aterrar em Portugal
Uma casa mobilada e decorada, pronta a habitar, é uma forma de valorizar um produto imobiliário, seja para comprar ou arrendar.
Castelo de Dunbeath na Escócia está à venda por 28 milhões
O terreno de Dunbeath, que está numa localização espetacular na costa da Escócia e abriga o magnífico castelo de Dunbeath, que data do século XV, está à venda por 25 milhões de libras (cerca de 28,7 milhões de euros à taxa de câmbio atual). A propriedade foi remodelada em 1860 e representa uma combinação incomparável de arquitetura histórica e uma paisagem única.
Portugal tem o terceiro melhor saldo orçamental da Zona Euro em 2023
Em 2023, Portugal deve alcançar o terceiro melhor saldo orçamental da Zona Euro (apenas atrás de Chipre e Irlanda) e conseguir a segunda maior redução do rácio da dívida pública (somente atrás da Grécia).
Este hotel de charme português é uma referência na Europa
Depois de no ano passado ter sido considerado o “Melhor Boutique Hotel de Portugal” pelos World Travel Awards, o Bairro Alto Hotel, em Lisboa, volta a ser distinguido pelos prémios conhecidos como os “Óscares do Turismo”. Desta vez, recebeu o título de “Melhor Hotel de Referência da Europa” em 2023. É o hotel com encanto desta semana.
Usar alcatifas em escritórios: sim ou não?
A qualidade do ar que respiramos é fundamental para a nossa saúde e bem-estar. Num escritório, por exemplo, a concentração de poluentes pode ser duas a cinco vezes maior que no exterior. Daí a importância de escolher um pavimento adequado para este tipo de espaços de trabalho. Serão as alcatifas uma boa aposta?
Fundos da Arrow Global investem em hotéis Hilton em Vilamoura
A Arrow Global, gestora europeia líder de ativos integrados verticalmente, especializada em crédito e imobiliário, comprou a sociedade Grande Buganvília, proprietária e operadora do Hilton Vilamoura – As Cascatas Golf Resort & SPA, um hotel de cinco estrelas, que também opera o Vilamoura Garden, de quatro estrelas.
Preço das casas à venda na UE desce 1,1% - a 1.ª queda desde 2014
O mercado imobiliário europeu está a ser posto à prova em 2023, perante um novo contexto de subida das taxas de juro e de elevada inflação, que tem arrefecido a procura de casas à venda, por conseguinte, os negócios. E este cenário já se reflete nos preços das casas para comprar: caíram 1,7% na Zona Euro e 1,1% na União Europeia (UE) no segundo trimestre de 2023 face ao período homólogo. Esta foi mesmo a primeira diminuição anual registada desde o primeiro trimestre de 2014. Também nove Estados-membros sentiram as casas para comprar a ficarem mais baratas neste período – mas Portugal não está na lista, tendo os preços subido 8,7%. Já o mercado de arrendamento na Europa tem estado dinâmico, levando ao aumento anual das rendas das casas em 3,0%.
Fim do regime dos residentes não habituais preocupa imobiliário
O primeiro-ministro apanhou o país de surpresa esta segunda-feira, 2 de outubro, ao anunciar que em 2024 pretende acabar com a taxa especial para novos residentes não habituais (RNH). António Costa defendeu que o Governo decidiu não prolongar “uma medida de injustiça fiscal, que já não se justifica e que é uma forma enviesada de inflacionar o mercado de habitação, que atingiu preços insustentáveis”. Sem dar mais explicações, o governante deixou várias dúvidas no ar - o suficiente para agitar as águas no setor. De investidores a promotores: mercado está preocupado.
Centeno não está convencido que residentes não habituais sejam problema
O governador do Banco de Portugal (BdP) afirmou esta quarta-feira, 4 de outubro de 2023, não estar “completamente” convencido de que programas como o dos residentes não habituais seja o problema do mercado habitacional, ressalvando que o fim da mesma é uma questão política. Mário Centeno falava na apresentação do “Boletim Económico” de outubro, no Museu do Dinheiro, em Lisboa.
Crédito habitação: juros caem e taxa mista ganha força em agosto
As famílias continuam a recorrer ao financiamento bancário para comprar casa, apesar do clima macroeconómico instável e das elevadas taxas de juro. É isso mesmo que mostram os dados do Banco de Portugal (BdP) esta quarta-feira publicados: o montante dos novos empréstimos habitação subiu em agosto face a julho para 1.728 milhões de euros. E, agora, estas famílias estão a contratar empréstimos habitação de forma diferente, já que a maioria recorre à taxa mista ao invés da variável. Em resultado destas escolhas, a taxa de juro média no crédito da casa caiu pela primeira vez desde 2022 para 4,23% em agosto.
CCB abre novo concurso para hotel, escritórios e comércio este mês
O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, vai abrir em outubro um novo concurso internacional para avançar com a construção e exploração de um hotel, escritórios e zona comercial nos módulos que faltam ao edifício original.
Em nota de imprensa explica que a 10 de outubro haverá uma apresentação
Há menos 30% de jovens com casa própria que há 20 anos
O acesso à habitação em Portugal, sobretudo por parte dos mais jovens, tem vindo a deteriorar-se nos últimos 20 anos. Se no início os anos 2000, 70% dos jovens eram proprietários de habitação própria, hoje, essa percentagem é de apenas 40%. “Nas gerações mais recentes, a percentagem de proprietários jovens reduziu-se significativamente”, na ordem dos 30%, conclui o Banco de Portugal (BdP).
Amadora consulta mercado para terrenos destinados a habitação
O município da Amadora está a promover uma consulta ao mercado para adquirir lotes de terreno para construção de imóveis destinados a reforçar o seu parque habitacional, ao abrigo do programa 1.º Direito. A iniciativa será financiada com recurso ao PRR, através de investimento do Programa de Ap
Atenção investidores: CORUM aumenta portfólio com 3 imóveis comerciais
A CORUM Investments investiu 193 milhões de euros na aquisição de três imóveis comerciais, dois nos Países Baixos e um no Reino Unido. A Sociedade de Investimento Imobiliário (SCPI) de origem francesa indica que dá, assim, continuidade à sua estratégia de investimento em imobiliário comercial com elevada rentabilidade, numa lógica de longo prazo, e que acaba por “tirar partido do alívio nos preços dos ativos”. Estas transações reforçam o portefólio dos fundos CORUM Origin e CORUM XL, que são disponibilizados aos investidores em Portugal, revela em comunicado.
BPI vende carteira de crédito malparado no valor de 123 milhões
O BPI vendeu uma carteira de crédito malparado, cobrança duvidosa, no valor de 123 milhões de euros a uma gestora de ativos nos EUA. Segundo a instituição liderada por João Pedro Oliveira e Costa, a venda foi concluída “através de um processo competitivo”.