Notícia do dia 18 de janeiro de 2024

Reforma em Portugal

As melhores zonas do país para viver a reforma em Portugal

Depois de quatro ou cinco décadas de trabalho e poupança, quando chega finalmente a idade da reforma, procuras, naturalmente, uma vida mais confortável e tranquila, com muitos sorrisos e pouco stress. Portugal apresenta uma posição de destaque mundial e é considerado um destino seguro, de belas pai

Casas de Sal à venda na Fuseta: viver com luxo e tranquilidade

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até à Fuseta, no concelho de Olhão, uma das zonas mais tranquilas do Algarve, para conhecer as Casas de Sal. Um projeto de habitação pronto a habitar composto por 11 moradias de luxo de tipologia T3 e áreas entre os 173 e os 175 metros quadrados (m2) distribuídos por três pisos.
idee porte interne

Como escolher as portas interiores certas para a casa?

Quando se trata de renovar ou mobilar a casa, as portas interiores desempenham um papel fundamental na definição do estilo e da atmosfera de cada divisão. Há muitas soluções de design para escolher: vão desde os modelos mais clássicos e lineares até às propostas mais inovadoras e ousadas.
Salário mínimo em Portugal e na UE

Poder de compra: Portugal tem o 9º salário mínimo mais baixo da UE

Portugal é, em 2023, o 9º país da União Europeia (UE) com o salário mínimo mais baixo, em Paridade de Poder de Compra (PPC), segundo a Pordata. De acordo com a Base de Dados de Portugal Contemporâneo – é organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos –, Alemanha e Luxemburgo são os países onde o poder de compra do salário mínimo é maior, encontrando-se a Bulgária no último lugar da lista.
produtividade

Truques de produtividade: como aplicar a “dieta de tempo” em 2024

Dieta é uma das palavras mais procuradas no Google no início de cada ano. Mas o bem-estar geral não depende apenas e só do aspeto físico. É preciso trabalhar a saúde mental e aquilo que nos “atropela” no dia a dia. Há uma outra dieta que vale a pena pôr em prática em 2024: a dieta de gestão do tempo. Uma forma de lutar contra as tarefas que nunca mais acabam e melhorar a produtividade.
Licenciamentos na construção

Via verde no licenciamento: mais casas com o simplex mas mais riscos

O simplex entrou em vigor no início deste ano e promete reformar e simplificar os licenciamentos urbanos em Portugal, depois de anos de reclamações por parte de promotores, mediadores e investidores imobiliários. Tendo em vista colocar mais casas no mercado de forma rápida, e dar resposta à alta procura com habitação a preços acessíveis, este diploma traz várias vantagens, como o avanço de projetos imobiliários por deferimento tácito, novos casos de comunicação prévia (sem licença) ou ainda uma fácil reconversão de imóveis comerciais para habitação. Os especialistas ouvidos pelo idealista/news não têm dúvidas que o simplex - que contempla também a compra de casas sem exibir licenças - vai trazer mais celeridade dos processos urbanísticos e ainda menores custos. Mas também alertam para os “riscos significativos”, em especial ao nível da segurança jurídica.
Crédito malparado em Portugal

Crédito malparado em Portugal cai – mas segue exposto ao imobiliário

Os bancos em Portugal estão empenhados em reduzir ao máximo os seus empréstimos não produtivos – os chamados non-performing loans (NPL) –, sobretudo, os expostos ao imobiliário. E têm conseguido: os dados mais recentes da Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla inglesa) revelam que Portugal foi o país europeu que mais conseguiu reduzir o montante de empréstimos não produtivos e também o que possui o valor mais baixo de todos. E a percentagem de créditos malparados expostos ao imobiliário diminuiu em setembro de 2023 para 3,8%. Mas, ainda assim, o nosso país é o terceiro da Europa que tem mais NPL no imobiliário.