Notícia do dia 17 de julho de 2024

“Carga fiscal não pode continuar a ter tanto peso na habitação”

Seria necessário construir cerca de 60.000 casas por ano para resolver o problema da habitação em Portugal, segundo Jorge Nandin de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores (APPC). Para este responsável, a crise habitacional tem as suas raízes num “desalinhamento dos rendimentos dos portugueses face aos atuais custos dos terrenos e aos custos de construção”, sendo necessário, por isso, combatê-la em várias frentes. A carga fiscal é uma delas – mas não é a única –, tal como explica em entrevista ao idealista/news.
Marcas portuguesas mais valiosas em 2024

As 100 marcas portuguesas mais valiosas em 2024 são…

A EDP volta a ser em 2024 a marca portuguesa mais valiosa, algo que ocorre “consistentemente há vários anos”, refere a consultora OnStrategy, que publicou recentemente o Top 100 das marcas portuguesas mais valiosas em 2024. Galp Energia e Jerónimo Martins ocupam o segundo e terceiro lugares do ranking, respetivamente.
Poupança e consumo das famílias

Maior poupança aumenta capacidade de financiamento das famílias

Com a inflação a cair e os salários a aumentar, as famílias que vivem em Portugal conseguiram poupar mais dinheiro no início deste ano. E isso refletiu-se numa maior capacidade de financiamento das famílias, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira. Os consumidores também estão mais confiantes, registando o nível de confiança mais elevado desde o início de 2022.
FMI

FMI alerta que desinflação lenta ameaça juros altos "ainda mais"

O lento avanço do processo de desinflação global contribui para aumentar as perspetivas de juros mais altos "por ainda mais tempo", o que, por sua vez, aumenta os riscos externos, fiscais e financeiros, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). No caso das economias avançadas, a inst
Habitação em Itália

Itália aprova revisão à lei da habitação: casas passam a poder ter 20 m2

Há novidades em Itália em matéria de habitação. A alteração ao Decreto Salva Casa foi aprovada pela Comissão de Ambiente, Território e Obras Públicas esta terça-feira, dia 16 de julho. Este novo diploma vem, assim, substituir a lei que está em vigor no país desde 1975 e quer aumentar a oferta de habitação em Itália. Uma das alterações diz respeito à redução da área mínima de um apartamento para 20 metros quadrados (m2). E outra permite converter sótãos em casas. Fica a conhecer as principais mudanças na habitação em Itália.
Barreiro Velho

Barreiro abre concurso para requalificar zona histórica

A Câmara Municipal do Barreiro aprovou a abertura do concurso público para a requalificação urbana do Barreiro Velho. A execução do projeto, com uma área sujeita a intervenção de, aproximadamente, 72.000 metros quadrados (m2), representa um investimento total que ascende aos 27 milhões de euros.