Notícia do dia 13 de outubro de 2025

Guia prático para pendurar quadros em casa (e o que não deves fazer)

Qual é a chave para que os quadros que penduramos em casa fiquem bem e tenham um impacto positivo na decoração? Sem dúvida, o sucesso reside mais na forma como são colocados do que na escolha em si. Na hora de escolher, esquece a compra pela internet: se o fizeres, vais acabar por ter o que quase toda a gente tem. É muito melhor percorreres alguns mercados de velharias ou feiras e optares por peças que realmente te agradam.
Emparcelamento de terrenos com apoios

Emparcelamento de terras alargado: mas o que significa este apoio?

Para combater a histórica fragmentação da propriedade rústica em Portugal, o Governo lançou um programa nacional de emparcelamento de terras, pensado para tornar as explorações agrícolas e florestais mais eficientes, reduzir o abandono dos campos e diminuir o risco de incêndios.Com o alargamento do
Como vender uma casa com okupas ou inquiocupas

Como vender uma casa com okupas ou inquiocupas?

Vender uma casa pode ser um processo desafiante. Exige preparação documental, estratégia e, sobretudo, segurança jurídica. Mas quando o imóvel está ocupado ilegalmente, o risco da transação é muito mais alto: um conflito entre o direito formal do proprietário e a realidade material de quem, sem legitimidade, se instalou ou permaneceu ilegitimamente no imóvel. Este fenómeno dos chamados okupas, em Espanha, e inquiocupas, em Portugal, aparece como um dos maiores atentados ao direito de propriedade que temos vindo a testemunhar nos últimos anos e tem consequências no mercado imobiliário. Fica a saber tudo sobre este assunto neste artigo escrito* com fundamento jurídico.
Construção

Criação de empresas: imobiliário e construção são motores de crescimento

Até 30 de setembro, Portugal registou a constituição de 40.465 novas empresas, um aumento de 2,4% face ao mesmo período do ano passado, com o setor da construção e o imobiliário a destacarem-se como motores do crescimento. Entre janeiro e setembro de 2025, mais de metade dos setores económicos registaram crescimento na criação de novas empresas. “As atividades imobiliárias cresceram 22% (+860 constituições) e a construção 13% (+607 constituições)”, refere em comunicado a Informa D&B, sublinhando o dinamismo destes setores face ao contexto nacional.
Vista aérea do projeto da TDF

Portugal acolhe a primeira ecovila regenerativa da Europa

A União Europeia tem atravessado uma grave crise no seu mercado imobiliário ao longo desta última década, registando uma subida exponencial dos preços, com Portugal a evidenciar-se como epicentro da crise.Só no primeiro trimestre deste ano, de acordo com os dados do Eurostat, os preços da habitação
Câmara Municipal de Espinho

Atrasos em licenças podem custar milhões à Câmara Municipal de Espinho

O promotor imobiliário GRUPO RIO notificou judicialmente a Câmara Municipal de Espinho da intenção de exigir uma indemnização de 14 milhões de euros, devido ao atraso na emissão de licenças que inviabilizam a construção de dois blocos com 144 apartamentos, colocando em risco contratos já celebrados com compradores.
Luís Montenegro

Autárquicas: PSD reconquista presidência da ANMP e vence maiores câmaras

O PSD venceu o maior número de câmaras nas eleições autárquicas de domingo (12 de outubro de 2025), recuperando a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que pertencia ao PS desde 2013, e triunfou nos cinco municípios mais populosos do país. No total nacional, o PSD com listas próprias, ou em coligações, venceu em 136 municípios contra 128 do PS, quando em 2021 tinha triunfado em 114, contra 149 dos socialistas.
Autárquicas 2025

Autárquicas 2025: os resultados nas principais câmaras municipais

As eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025 reforçaram a posição do Partido Social Democrata (PSD), que assegurou a liderança de algumas câmaras municipais, conquistando 136 municípios, um aumento de 22 câmaras em relação a 2021. Em contrapartida, o Partido Socialista (PS) recuou, ficando com 127 câmaras municipais.
Prémio Nobel da Economia

Prémio Nobel da Economia atribuído a Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt

O Prémio Nobel da Economia foi atribuído a Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt por terem explicado o crescimento económico impulsionado pela inovação, foi esta segunda-feira (13 de outubro de 2025) anunciado. Os três economistas foram galardoados com o Prémio Nobel Ciências Económicas "por terem explicado o crescimento económico impulsionado pela inovação", segundo anunciou a Real Academia Sueca de Ciências.