Qual é a chave para que os quadros que penduramos em casa fiquem bem e tenham um impacto positivo na decoração?
Sem dúvida, o sucesso depende mais da forma como são colocados do que na escolha em si. Um conjunto de gravuras pode ter o mesmo efeito que um único quadro, embora seja verdade que, neste momento, a segunda opção esteja mais na moda.
Na hora de escolher, esquece a compra pela internet: se o fizeres, vais acabar por ter o que quase toda a gente tem. É muito melhor percorreres alguns mercados de velharias ou feiras e optares por peças que realmente te agradam.
Além disso, vai dando forma à tua coleção pouco a pouco, uma ideia fundamental em tudo o que diz respeito à decoração.
Atenção à escala: pendura os quadros sempre à altura dos olhos
Sê prático. Colocarias um quadro pequeno numa parede grande? Ou um demasiado grande? Tem sempre em conta a escala, caso contrário o impacto visual não será o desejado.
Para além disso, considera fatores como a incidência da luz ou o local onde o colocas. As peças contemporâneas podem funcionar muito bem em divisões decoradas de forma tradicional (e vice-versa).
De um modo geral, procura ser original: escolher uma peça de temática clássica num interior moderno é uma boa ideia (e também o contrário).
Quanto à altura, o ideal é pendurar o quadro a cerca de um metro e cinquenta do chão. Se os tetos da tua casa forem mais altos, podes colocá-lo a aproximadamente um metro e setenta.
É melhor pendurar muitos quadros ou apenas um?
Ambas as opções são válidas. Se optares por uma peça grande, deixa-a respirar, ou seja, não a rodeies de outras. Se preferires pendurar vários quadros, o ideal é que um deles seja o protagonista e que os restantes sejam dispostos em função dessa escolha.
Além disso, já pensaste em deixar alguns deles apoiados no chão? É uma solução que esteve muito na moda há dois ou três anos e que, esteticamente, continua a agradar e a ser uma ideia de decoração muito original.
Pendurar quadros: isto é o que não deves fazer
Obviamente, não deixes que apanhem luz solar direta. Coloca focos ou downlights para tirar o máximo partido do quadro (ou dos quadros) que escolheste. Por razões óbvias, também não é boa ideia pendurar quadros em casas de banho ou na cozinha. E, claro, nunca sobre radiadores.
Quanto a questões mais práticas, evita pendurar o quadro com uma corda. Não fica bem e é difícil nivelá-lo. Faz antes com pregos, ganchos ou algum recurso menos invasivo, como tiras adesivas ou, até, apoiados em estantes.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta