Notícia do dia 2 de dezembro de 2025

Daniela Rebouta

Compra e venda de casas: "Para mim, o luxo não tem um número"

Daniela Rebouta está na mediadora imobiliária Engel & Völkers (E&V) desde 2019. “Já fiz um bocadinho de tudo”, confessa ao idealista/news a atual – desde 2023 – Sales Director da E&V Lisboa, Oeiras e Setúbal. A conversa realiza-se nos escritórios da multinacional alemã em Lisboa, em plena Avenida da Liberdade, e tem como tema central a mediação imobiliária no segmento residencial de luxo. Um nicho que “está de ótima saúde”, indica, antecipando um ano de 2026 “ainda melhor” que o de 2025. Sem rodeios, diz que “o que os clientes procuram é sobretudo qualidade de vida”. E deixa um aviso: "Não posso vender luxo se o meu serviço não é de luxo".
Comprar casa em Portugal

Comprar casa em Portugal: preço sobe 7,8% e atinge novo recorde

O custo da habitação em Portugal continua a subir a elevado ritmo, por conta da alta procura e oferta insuficiente. E tem crescido tanto que o preço das casas a nível nacional atingiu um novo recorde. É isso que revela o índice de preços do idealista, editor desta newsletter: o preço mediano das casas à venda no país subiu 7,8% em novembro face ao mesmo mês de 2024, fixando-se em 3.000 euros por metro quadrado (euros/m2), um novo máximo histórico. Já em relação à variação trimestral, os preços das casas cresceram 1,6%.
Berlim

Berlim aprova prolongamento do controlo das rendas até 2029

O Senado de Berlim decidiu prolongar por mais quatro anos a lei de controlo das rendas em toda a cidade. A nova prorrogação entrará em vigor a 1 de janeiro de 2026 e manter-se-á até 31 de dezembro de 2029, alinhando-se com a extensão aprovada da lei federal alemã que visa limitar os aumentos das rendas em áreas com mercados de habitação sobreaquecidos (Mietpreisbremse), por parte do parlamento (Bundestag). 
Economia portuguesa

Economia portuguesa cresceu no verão impulsada por procura interna

A economia portuguesa cresceu 2,4% no terceiro trimestre, em termos homólogos, e 0,8% em cadeia, impulsionada pela procura interna, confirmou esta sexta-feira, dia 28 de novembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE).Estes números confirmam a estimativa rápida divulgada no final de outubro pelo
Carta de condução

UE muda as regras da carta: jovens de 17 anos já podem conduzir

As novas regras das cartas de condução na União Europeia (UE), em vigor desde 25 de novembro, permitem que jovens de 17 anos conduzam veículos ligeiros ao lado de um condutor experiente e introduzem a licença digital como principal formato. Cada Estado-membro dispõe agora de quatro anos para transpor e aplicar as disposições aprovadas no mês passado pelos eurodeputados, em Estrasburgo, no sentido de modernizar procedimentos e melhorar a segurança rodoviária.
Casas em Lisboa

Peritos sugerem usar mais-valias de heranças para habitação acessível

O Conselho Consultivo Europeu para a Habitação defende que parte das mais-valias imobiliárias resultantes de heranças deve ser utilizada para financiar habitação a preços acessíveis, ao mesmo tempo que terrenos urbanizados devolutos ou desaproveitados devem enfrentar uma tributação agravada para travar a especulação. No relatório apresentado esta semana, os especialistas pedem uma mudança na forma como a habitação é encarada na Europa, lembrando que “a política de habitação não é apenas uma questão de números”.
Novo crédito habitação

Euribor volta a subir e mexe com prestações da casa em dezembro

As taxas Euribor têm vindo a subir ligeiramente nos últimos meses, estando acima dos 2%. E em novembro não foi diferente. Isto quer dizer que quem avançar com um crédito habitação a taxa variável em dezembro vai pagar prestações da casa um pouco mais elevadas do que se tivesse contratado no mês anterior, tal como revelam as simulações preparadas pelo idealista, editor deste boletim.
Vanguard Properties

Vanguard Properties aposta no luxo – mas está em “modo de execução”

A promotora imobilária Vanguard Properties (VP) continua apostada em “desenvolver projetos residenciais de luxo”, apesar de se encontrar atualmente numa fase de “modo de execução”, tendo cerca de “800.000 metros quadrados (m2) em desenvolvimento”. Quem o diz é Alexandre Berda, que sucedeu a José Cardoso Botelho como CEO da empresa.

Viver em moradias modernas junto ao mar: UJJAYI nasce na Ericeira

Chama-se UJJAYI e vai nascer na Reserva Mundial de Surf da Ericeira (Ribamar), na zona oeste de Portugal. Trata-se de um empreendimento exclusivo composto por 13 moradias únicas que deverá estar concluído em 2029, encontrando-se a apenas 350 metros do mar e a três quilómetros da vila da Ericeira.
Construção de casa

Crédito para construir casa: valor médio ronda 189 mil euros

Os portugueses pedem, em média, 189 mil euros de crédito para construir casa no país e esperam cerca de 414 dias, ou seja, perto de 14 meses, para verem a obra concluída.Estas são as principais conclusões do estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa nos últimos 2 anos”
Fraudes imobiliárias na UE

Ex-vice-presidente da Comissão Europeia detida por suspeita de fraude

A ex-vice-presidente da Comissão Europeia e atual reitora do Colégio da Europa, Federica Mogherini, foi detida esta terça-feira (2 de dezembro de 2025) na sequência de buscas feitas pela Procuradoria Europeia por suspeita de fraude, disse à Lusa fonte ligada ao processo. No centro da investigação estará a compra, pelo Colégio da Europa, de um edifício no valor de 3,2 milhões de euros em Bruges (Bélgica), que serve de alojamento para diplomatas que frequentam a Academia.
Ilha do Sal, em Cabo Verde

Grupo hoteleiro português Oásis Atlântico investe 25 milhões em Cabo Verde

Salinas Residence, assim se chama o empreendimento turístico-residencial que o grupo hoteleiro português Oásis Atlântico vai construir na ilha do Sal, em Cabo Verde. Terá 177 apartamentos – 153 turísticos e 24 residenciais, de T0 a T2 – pensados para turistas e investidores, e sairá do papel na sequência de um investimento superior a 25 milhões de euros.