Taxas Euribor voltam a aumentar para todos os prazos por não se anteciparem mudanças nos juros do BCE.
Comentários: 0
Novo crédito habitação
Freepik

As taxas Euribor têm vindo a subir ligeiramente nos últimos meses, estando acima dos 2%. E em novembro não foi diferente. Isto quer dizer que quem avançar com um crédito habitação a taxa variável em dezembro vai pagar prestações da casa um pouco mais elevadas do que se tivesse contratado no mês anterior, tal como revelam as simulações preparadas pelo idealista.

Há meses que os analistas de mercado têm vindo a avisar que a Euribor tende a estabilizar em torno de 2%, uma vez que o Banco Central Europeu optou por deixar as suas taxas de juro diretoras inalteradas desde julho (por três reuniões consecutivas). E não se vislumbram alterações à sua política monetária na reunião agendada para dia 18 de dezembro.

Mas a Euribor tem vindo a reagir apenas no sentido ascendente nos últimos meses, estando acima de 2% para todos os prazos. Em novembro, o indexante voltou a subir, ainda que ligeiramente, deixando as taxas médias mensais nos seguintes valores: 

  • Euribor a 12 meses: fixou-se em 2,217% em novembro, mais 0,03 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior;
  • Euribor a 6 meses: média mensal voltou a subir para 2,131% em novembro, mais 0,024 p.p. do que em outubro;
  • Euribor a 3 meses: aumentou pelo quinto mês seguido para 2,042% em novembro, uma subida mensal de 0,008 p.p..

Prestações da casa sobem ligeiramente em dezembro

Embora a subida média mensal da Euribor em novembro tenha sido ligeira, acaba por se refletir em alguns euros nas prestações da casa calculadas para os novos créditos habitação contratados em dezembro. 

É isso que mostram as simulações do idealista/créditohabitação, que têm em conta um empréstimo da casa a taxa variável contratado em dezembro (que usa a média mensal da Euribor de novembro) no valor de 150.000 euros, com spread 1% e prazo de 30 anos:

  • Euribor a 12 meses: a prestação da casa será de 650 euros nos doze meses começados em dezembro, mais três euros face a um empréstimo contratado no mês anterior;
  • Euribor a 6 meses: a prestação da casa a pagar em dezembro e nos cinco meses seguintes será de 642 euros, apenas mais um euro face à prestação calculada para um crédito assinado em novembro;
  • Euribor a 3 meses: a prestação da casa será de 635 euros nos primeiros três meses do contrato, mais um euro do que no mês anterior.  

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta