Notícia do dia 27 de agosto de 2014

Construção: CPCI rejeita perdão de dívidas ao Estado

Construção: CPCI rejeita perdão de dívidas ao Estado

A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) considera que o Regime Jurídico da Recuperação Financeira Municipal, publicado esta segunda-feira em Diário da República, “afeta, em definitivo, a confiança que os agentes económicos ainda depositavam nas entidades públicas e nas autarquias locais”.
Londres: Gherkin tem mais de 200 interessados

Londres: Gherkin tem mais de 200 interessados

Um dos edifícios mais emblemáticos de Londres, o Gherkin (“Pepino”), que está à venda por mais de 800 milhões de euros, tem muitos interessados. O arranha-céus de 40 andares, o sétimo mais alto da cidade (180 metros), está em liquidação desde abril e está a atrair a atenção sobretudo de estrangeiros.
Crédito à habitação: bancos recusaram 80% dos pedidos de ajuda

Crédito à habitação: bancos recusaram 80% dos pedidos de ajuda

Os bancos continuam a recusar a maior parte dos pedidos de acesso ao Regime Extraordinário do crédito à habitação. Na “Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental”, o Banco de Portugal (BdP) revela que no primeiro semestre “os clientes bancários apresentaram 270 requerimentos de acesso ao Regime Extraordinário junto de 20 instituições de crédito”, menos 32,7% que nos seis meses anterior. Desses, 217 foram rejeitados.
Fiadores já podem beneficiar do Regime Extraordinário do crédito à habitação

Fiadores já podem beneficiar do Regime Extraordinário do crédito à habitação

As novas regras de proteção dos mutuários do crédito à habitação facilitam as condições de acesso ao regime extraordinário. Entre as principais mudanças, o destaque vai para a situação dos fiadores, que passam a poder beneficiar das medidas previstas no regime se forem chamados a assumir as obrigações dos mutuários e demonstrem encontrar-se em situação económica difícil.
Rumores do dia

Rumores do dia

Governo pode desistir de aumentar a TSU e o IVA em 2015: O Governo está a ponderar desistir dos aumentos da Taxa Social Única (TSU) e do IVA, que fazem parte do diploma da Contribuição de Sustentabilidade sobre os pensionistas, medida que estava prevista para 2015 e foi chumbada pelo Tribunal Constitucional (TC). O abandono das duas medidas complementares à contribuição significa que as Finanças não podem contar com o acréscimo projetado de 250 milhões de euros na receita. (Diário Económico)
Mais de 2.700 pessoas com subsídio de desemprego anulado

Mais de 2.700 pessoas com subsídio de desemprego anulado

No primeiro semestre do ano, 2.754 beneficiários perderam o direito ao subsídio de desemprego por incumprimento de obrigações perante os centros de emprego, menos 21% que no período homólogo. Trata-se de uma situação que já era esperada pelo IEFP, devido às alterações informáticas que ocorreram nesse período, no sentido de facilitar as convocatórias aos centros de emprego.

Aprovado Orçamento Retificativo que garante défice de 4%

O Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, o Orçamento Retificativo (OR) para acomodar medidas que cubram os chumbos do Tribunal Constitucional (TC). O Executivo garante que a meta do défice traçada para este ano (4%) será cumprida, não havendo alterações ao nível de impostos.