Notícia do dia 29 de janeiro de 2015

Radiografia do dia: Tipo de Taxa de Juro escolhida no crédito à habitação em vários países

Radiografia do dia: Tipo de Taxa de Juro escolhida no crédito à habitação em vários países

Na Holanda não há dúvidas, as pessoas preferem pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa mediante um contrato com uma Taxa de Juro Fixa, sendo que na maioria dos casos os juros não variam durante, pelo menos, os primeiros cinco anos de contrato. Situação bem diferente vive-se em Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha, países onde há uma aposta clara na Taxa de Juro Variável aquando da concessão de crédito à habitação.
“A Ficha Técnica da Habitação não serve para nada. É uma forma de enganar as pessoas”

“A Ficha Técnica da Habitação não serve para nada. É uma forma de enganar as pessoas”

Fernando Ferreira Santo, administrador do banco Montepio, não tem dúvidas: o setor da construção e do imobiliário recebeu um tratamento diferente daquele que foi dado a outros. Em entrevista ao idealista News, o responsável, que revelou que o banco assumiu em 2014 “o papel de promotor imobiliário”, traça o caminho a seguir no futuro. “O nosso modelo de desenvolvimento na produção de habitação tem de ser completamente reformulado”, conta.
Lisboa: vai nascer uma zona de lazer junto ao Tejo em 2016

Lisboa: vai nascer uma zona de lazer junto ao Tejo em 2016

A faixa ribeirinha entre a marina do Parque das Nações e a Doca do Poço do Bispo, em Lisboa, vai ser reabilitada e dará lugar a uma nova zona de lazer junto ao rio Tejo. A inauguração da primeira fase do parque ribeirinho que vai nascer na zona – atualmente é um terreno deserto – deverá acontecer até final de 1016. A proposta de lançamento de um concurso para a conceção do projeto foi debatida e votada ontem em reunião do executivo municipal.
Arrendamento ilegal: Fisco reforça fiscalização a partir de abril

Arrendamento ilegal: Fisco reforça fiscalização a partir de abril

O Fisco está a apertar o cerco aos proprietários que não declaram rendimentos tributários de rendas. Nesse sentido, vai reforçar a fiscalização e o cruzamento de dados a partir de abril. Os dados serão verificados pela Autoridade Tributária e Aduaneira através do cruzamento de informação entre o cadastro predial e os dados que constam dos contratos de fornecimento de luz, gás, água e telecomunicações.

Tailandeses compram seis hotéis Tivoli (quatro em Portugal) por 168 milhões

O grupo tailandês Minor Hotel Group (MHG), que detém e gere hotéis e resorts em 19 países da Ásia Pacífico, Médio Oriente ou África, comprou dois hotéis Tivoli no Brasil e quatro imóveis da cadeia hoteleira do Grupo Espírito Santo (GES) em Portugal por 168 milhões de euros. A intenção do MHG é, agora, avançar com a expansão na Europa e na América do Sul, começando por estes dois países.

IRS: retenções das empresas na mira do Fisco

As retenções de IRS feitas pelas empresas aos trabalhadores vão passar a ser mais controlada pelas Finanças, através do cruzamento de dados eletrónico com a situação pessoal e familiar dos contribuintes. A Administração Tributária quer saber se são feitas as atualizações que afetam as taxas, tais como alterações do estado civil, número de filhos ou desemprego.
Famílias europeias poupam menos do que nunca

Famílias europeias poupam menos do que nunca

A taxa de poupança das famílias atingiu no terceiro trimestre de 2014 o nível mais baixo de sempre na União Europeia (UE), segundo dados do Eurostat. Já na zona euro, a taxa de poupança ficou em 13,1% no terceiro trimestre de 2014, muito próximo dos 13% registados no segundo trimestre.
Construção: crise em Angola deixa em alerta companhias portuguesas

Construção: crise em Angola deixa em alerta companhias portuguesas

As construtoras portuguesas encontram-se em alerta vermelho por causa da situação em Angola, país que teve de apertar o cinto por causa da queda do preço do petróleo. Segundo o presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS), Ricardo Pedrosa Gomes, os efeitos da crise em Angola serão “relevantes na atividade futura”, inviabilizando “a reposição da atual carteiras de obras”.