Na Holanda não há dúvidas, as pessoas preferem pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa mediante um contrato com uma Taxa de Juro Fixa, sendo que na maioria dos casos os juros não variam durante, pelo menos, os primeiros cinco anos de contrato. Situação bem diferente vive-se em Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha, países onde há uma aposta clara na Taxa de Juro Variável aquando da concessão de crédito à habitação, revelou a agência de notação financeira Fitch.

Crédito à habitação: taxa de juro implícita nos empréstimos desce pelo quinto mês consecutivo
A taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação voltou a descer em dezembro passado, para 1,365% (abaixo dos 1,401% fixados em novembro). Esta redução corresponde a uma queda pelo quinto mês consecutivo, segundo dados Instituto Nacional de Estatística (INE).
Crédito à habitação: taxa de juro sobe há dez meses
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou 0,019% em junho, face a maio, e fixou-se em 1,491%, sendo esta a décima subida mensal consecutiva. Nos contratos para Aquisição de Habitação, a taxa de juro foi 1,505%, tendo aumentado 0,019% num mês.
bce mantém taxa de juro em mínimo histórico de 0,5%
boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. o banco central europeu (bce) manteve esta quinta-feira a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,5%, que segue intacta pelo quinto mês consecutivo. desde maio, portanto, que a entidade liderada pelo italiano mario draghi não mexe na taxa de juro, tendo, nesse mês, baixado a mesma em 0,25 pontos base, de 0,75% para 0,5%
Crédito malparado: Marcelo promulga diploma de novas regras de gestão
O Presidente da República promulgou esta quarta-feira (13 de agosto de 2025) um diploma que introduz novas regras de gestão do crédito malparado pelas instituições financeiras com o objetivo de os bancos lidarem melhor com os créditos não produtivos.
Mudar o crédito habitação para outro banco: é preciso avaliar a casa?
Os bancos parecem estar a manter aberta a torneira do crédito habitação, e são muitos os portugueses que precisam de financiamento para comprar casa. Algumas pessoas estão, de resto, a optar por transferir o empréstimo para outras entidades. Será que é preciso, nestes casos, pedir uma avaliação da casa? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Prestações da casa sobem 1 euro em agosto para Euribor a 3 e a 6 meses
Em julho, as taxas Euribor inverteram a tendência dos últimos meses, com os prazos mais curtos a subir ligeiramente e o prazo a 12 meses a registar uma descida residual. Este cenário tem baixo impacto nos novos créditos habitação contratados em agosto face às condições simuladas no mês anterior. Isto porque a subida mensal das prestações da casa indexadas à Euribor a 3 e a 6 meses é de apenas um euro, tal como revelam as simulações.
Taxa de juro de renegociações e novos créditos habitação cai para 2,91%
A taxa de juro média das novas operações de crédito habitação, incluindo renegociações, desceu em junho pelo quinto mês consecutivo, para 2,91%, o valor mais baixo desde outubro de 2022, divulgou esta quinta-feira (31 de julho de 2025) o Banco de Portugal (BdP).
Para poder comentar deves entrar na tua conta