Notícia do dia 20 de abril de 2015

Viver numa casa sem comprá-la ou arrendá-la? Em Espanha já é possível...

Nem tudo na vida é comprar ou arrendar. Há outras formas de aceder legalmente a uma casa, como através do ainda pouco conhecido "direito de uso". Trata-se de um modelo habitacional mais acessível que está amplamente desenvolvido nos países nórdicos e que em Espanha começa timidamente a desenvolver-se, tal como conta o idealista/news nesta reportagem feita em Barcelona e que está a ser viral nas redes sociais no país vizinho.

Montepio "condenado" pelo Banco de Portugal a deixar de ser mutualista e a mudar de presidente

O Banco de Portugal (BdP) está determinado a evitar que casos como o do BES voltem a passar no sistema financeiro português, nomeadamente, devido a conflitos de interesses entre acionistas e as instituições. Nesse sentido, o regulador quer que Tomás Correia seja substituído na liderança do banco Montepio Geral, que agora acumula com o cargo de presidente da Associação Mutualista.
Mota-Engil ganha obras de 713 milhões e mantém lucros de 51 milhões

Mota-Engil ganha obras de 713 milhões e mantém lucros de 51 milhões

A Mota-Engil ganhou a adjudicação “de vários contratos em África, América Latina e Portugal num valor global de 713 milhões de euros, dos quais cerca de 68% contratados com clientes privados, incluindo a empresa brasileira Vale, com a qual foram celebrados contratos num montante de 333 milhões de euros”.
Deduções de faturas fazem disparar número de empresas apanhadas pelo Fisco com irregularidades

Deduções de faturas fazem disparar número de empresas apanhadas pelo Fisco com irregularidades

Falhas na comunicação de faturas, pedidos de reembolso de IVA de valor superior ao suportado ou a não declaração integral às Finanças do imposto liquidado. Estas são as principais irregularidades detetadas pelo Fisco num total de 94 mil empresas, quase o dobro do número registado no ano passado. O aumento de irregularidades está relacionado com o facto de as faturas terem passado a ser dedutíveis no IRS.
Moradia de Salgado na Comporta, fotografada pelo Público

Ricardo Salgado construiu casa ilegal em duna na Comporta

Ricardo Salgado continua a acumular polémicas. Agora, o antigo presidente do Banco Espírito Santo é suspeito de ter construído uma moradia ilegal, perto da praia da Comporta, numa zona de dunas onde as novas construções são proibidas. A autarquia argumenta que foi uma "reconstrução".