Notícia do dia 12 de abril de 2016

Helena Roseta, presidente da AML e deputada do PS (imagem de Bruno Martins).

Sismos em Portugal: “Temos de aproveitar onda da reabilitação para exigir reforço da resistência dos edifícios”

Para Helena Roseta não há dúvidas, a prevenção do risco sísmico é “uma matéria muito urgente”, porque um tremor de terra “pode acontecer não daqui a 100 anos, mas a qualquer dia e a qualquer um de nós”. Em entrevista ao idealista/news, a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML) e deputada do PS diz que tem de se “pensar a longo prazo” e que o importante é “aproveitar o momento da reabilitação urbana para introduzir a exigência do reforço da resistência sísmica”. A solução pode passar pela criação de fichas de inspeção técnica de edifícios, adianta.
Afundar o Central Park? Um projeto no mínimo inovador...

Afundar o Central Park? Um projeto no mínimo inovador...

O Central Park é uma das imagens de marca de Nova Iorque (EUA). Um verdadeiro balão de oxigénio na cidade em Manhattan. Mas este enorme manto verde pode vir a mudar de figura no futuro. Em causa está o ambicioso projeto “New York Horizon”, que venceu o concurso “2016 Skyscraper Competition”. Os arquitetos Yitan Sun e Jianshi Wu propõem-se a afundar e/ou enterrar o Central Park em cerca de 30 metros e a colocar um “muro” de vidro à sua volta.
Fisco pode continuar a penhorar casas por dívidas, mas deixa de poder vender

Fisco pode continuar a penhorar casas por dívidas, mas deixa de poder vender

O parlamento aprovou sexta-feira (dia 8) em votação final global uma alteração à lei para impedir a venda de habitação permanente em processos de execução fiscal, com os votos contra do PSD e a abstenção do CDS-PP. Em causa está uma proposta comum do PS, BE e PCP para impedir as penhoras de casa própria aos contribuintes com dívidas fiscais, uma solução que o PSD classificou como “um perdão fiscal encapotado às famílias de maior rendimento”.
Vistos gold: ida a julgamento adiada por existência de 268 gralhas no processo

Vistos gold: ida a julgamento adiada por existência de 268 gralhas no processo

O mediático processo dos vistos gold é considerado urgente, mas já esteve parado devido às traduções de chinês para português. Agora voltou a ser adiado, pelo que os arguidos só saberão se vão a julgamento a 22 de abril, 15 dias depois do previsto. Isto porque foram detetadas gralhas e lapsos de escrita – ao todo 268 – na errata à acusação enviada pelo DCIAP às partes para justificar o atraso no processo.

"Banco mau": qual será o modelo adotado em Portugal?

À semelhança de outros países europeus, a criação de um "banco mau" está agora em cima da mesa em Portugal. O Governo está a estudar um modelo que ajude à resolução do problema das imparidades e do crédito malparado. Em Itália, o caso mais recente, Bruxelas apenas aceitou que fossem dadas garantias públicas que ajudam os bancos a livrarem-se dos ativos problemáticos. Já em Espanha e Irlanda foram criados veículos para limpar os balanços da banca.
Sabes que hábitos de vida têm os milionários?

Sabes que hábitos de vida têm os milionários?

Há quem herde fortunas e há quem construa a riqueza do zero. Estes milionários, os que enriquecem à custa do esforço, dedicação e trabalho, têm hábitos de vida distintos dos comuns dos mortais, como por exemplo não pensar em riqueza ou perceber porque é que uma opção ou aposta não teve sucesso.