Notícia do dia 29 de setembro de 2016

5 coisas que o banco te vai esconder quando pedires um crédito à habitação

5 coisas que o banco te vai esconder quando pedires um crédito à habitação

Quando pedes um empréstimo para a compra de casa é, muitas vezes, para um período mais longo do que muitos casamentos. Antes de dares este passo, convém que te prepares bem e tomes todas as medidas de precaução, para não vires a ter amargos de boca. Queremos ajudar-te nesta missão e apresentamos-te, por isso, um guia com cinco cuidados que deves ter no momento de pedires um crédito à habitação.
Casas devolutas pagam três vezes mais IMI

Casas devolutas pagam três vezes mais IMI

Até sábado, as câmaras já deverão ter recebido ficheiros eletrónicos enviados pelas empresas de serviços de telecomunicações, água, luz e gás com a listagem anual atualizada “da ausência de contratos de fornecimento ou de consumos baixos, por cada prédio urbano ou fração autónoma”. Uma obrigação que visa agilizar os procedimentos para que as autarquias detetem os prédios que estão devolutos. Quando identificados, e enviada essa informação para o Fisco, os proprietários terão de pagar IMI a triplicar.
Portugueses apostam forte nos Certificados de Poupança

Portugueses apostam forte nos Certificados de Poupança

O foco dos portugueses parece estar cada vez mais em poupar. Em agosto, o montante global aplicado em Certificados de Poupança foi de 339 milhões de euros, bem mais que nos dois meses anteriores: 274 milhões em julho e 254 milhões em junho.

Inquilinos reclamam prorrogação para 15 anos do período transitório de atualização de rendas

A Comissão dos Inquilinos das Avenidas Novas (CIAV), em Lisboa, exigiu esta quarta-feira, no Parlamento, a prorrogação para 15 anos do período transitório para contratos de renda anteriores a 1990, em vez da proposta do PS de o prolongar 10 anos. “A nossa exigência [visa] dar tempo para que a ‘lei da vida’ resolva o problema dos contratos anteriores a 1990”, disse Magda Fonseca, da CIAV.

Governo e parceiros sociais discutem hoje aumento do salário mínimo

O Governo e os parceiros sociais iniciam esta quinta-feira a discussão do aumento do Salário Mínimo Nacional para o próximo ano – de 530 para (eventualmente) 557 euros. A reunião plenária da Comissão Permanente de Concertação Social foi convocada pelo Ministério do Trabalho e visa a discussão do segundo Relatório de Acompanhamento do Acordo sobre a Retribuição Mínima Mensal Garantida 2016 e o início de discussão da atualização desta remuneração para 2017.