Notícia do dia 12 de junho de 2017

Contratar taxa fixa no crédito à habitação ainda compensa?

Contratar taxa fixa no crédito à habitação ainda compensa?

Com as Euribor em terreno negativo, há cerca de dois anos, o mercado do crédito à habitação tem vindo a mudar em Portugal. Tradicionalmente, caracterizado por ser na sua quase total maioria composto por financiamentos indexados a taxas variáveis, a grande tendência do momento são as taxas fixas - um terço dos novos contratos no primeiro trimestre é deste tipo. Os bancos defendem que as taxas fixas protegem os clientes, mas será que hoje em dia para os consumidores compensa contratar um empréstimo para a compra de casa nestas condições?
Mudanças nos vistos gold abrem novas perspetivas às mediadoras

Mudanças nos vistos gold abrem novas perspetivas às mediadoras

As grandes redes imobiliárias a operar em Portugal consideram o mercado dos vistos gold estratégico, ainda que tenha um peso residual no número total de transações. As zonas de Lisboa e de Cascais são as que atualmente atraem mais este tipo de investimento, com destaque também para Sintra e Porto. Mas as empresas estão convencidas que, com as alterações implementadas pelo governo ao programa, a procura neste segmento poderá expandir-se a outras zonas do país, onde é possível ter acesso ao visto gold com um investimento menor.

A surpresa das mais-valias que chega na hora de retirar uma casa do alojamento local

As Finanças podem cobrar mais valias a quem decida retirar uma casa do negócio do alojamento local para destiná-la a habitação própria, sem estar em causa a venda do imóvel. Isto porque esta atividade está registada, para efeitos fiscais, como prestação de serviços, fazendo com que os proprietários sejam tributados na categoria B e levando ao apuramento de uma mais-valia potencial correspondente à diferença entre o valor de aquisição e o valor de mercado à data de afetação. É no momento em que o proprietário retira a casa do arrendamento de curta duração para turistas que há o apuramento do imposto a pagar.

Clientes do Popular vão pagar mais no Santander

O Banco de Portugal veio declarar que a incorporação do Popular no Santander Totta  “não implica qualquer alteração” na atividade do banco em Portugal, onde será assegurada a “continuidade dos serviços”. Mas para os clientes que, por força da operação, mudam de banco, isso não é bem assim.