A climatização no interior das habitações é uma questão cada vez mais valorizada pelos portugueses. O conforto térmico é algo que varia de pessoa para pessoa e que influencia, em grande parte, a sua saúde e bem-estar, assim como o seu desempenho (no caso de locais de trabalho).
O rácio de crédito malparado (os chamados Non Performing Loans) no sistema bancário português diminuiu 0,6 pontos percentuais, para 7,7%, no terceiro trimestre de 2019, segundo o relatório do Sistema Bancário Português divulgado pelo BdP.
Nasceu em 2018 para levar a cabo o empreendimento Jardins da Efanor, em Matosinhos, designado como a primeira 'Edge City' em Portugal, por ser atualmente o maior projeto imobiliário em desenvolvimento no país. Falamos da Invest&Co, empresa especializada na gestão e promoção de ativos, que, entretanto, já cresceu e conta com um conjunto de outros projetos imobiliários em desenvolvimento. No total, somam uma área em gestão de 250 mil (m2).
“2019 foi transversalmente um ano excelente para o imobiliário nacional: no mercado de investimento imobiliário comercial estima-se que terão sido transacionados 3.000 milhões de euros enquanto que o mercado ocupacional revela uma procura ativa e limitada pela escassez de oferta de produto de qualidade”. A garantia é dada por Eric van Leuven, diretor-geral da Cushman & Wakefield (C&W) em Portugal, que diz estar otimista para 2020.
Abriram mais de 60 novos projetos hoteleiros em 2019, num total de 3.700 quartos, e entre estes houve um claro domínio (52% dos quartos) das unidades de cinco estrelas. Segundo a Cushman & Wakefield (C&W), “o crescimento da oferta irá continuar nos próximos anos, com 180 projetos com abertura prevista até 2022, e cuja capacidade ultrapassará os 15.000 quartos”.
O portefólio de cinco imóveis que a Fidelidade pôs à venda, entre eles a sede da seguradora no número 30 do Largo do Calhariz, no Chiado, em Lisboa, já tem dono. Trata-se do fundo norte-americano Cerberus, que pagou 125 milhões de euros pelo referido “pacote”, denominado Arya.
O ano arranca com boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. A prestação paga pelos clientes com crédito à habitação indexado à taxa Euribor a seis meses, a mais usada em Portugal, desceu novamente em janeiro, face à última revisão.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma do Governo que cria o Direito Real de Habitação Duradoura (DHD). Ter uma casa para toda a vida sem ter de a comprar já vai ser possível, ainda que o chefe de Estado tenha “dúvidas" sobre o sucesso da medida e sobre os “efeitos colaterais da definição de morador”.
A Renault voltou a ser a marca de automóveis mais vendida em Portugal – foram comercializadas 29.014 unidades, menos 7,1% em comparação com 2018. Ainda assim, a marca francesa manteve-se líder da tabela, com uma quota de mercado de 12,96%. A medalha de prata foi para a Peugeot e o bronze, mais uma vez, para a Mercedes-Benz.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever