Notícia do dia 2 de junho de 2022

Construção de parques temáticos em Vila Nova de Gaia

Gaia terá 12 parques temáticos: construção do primeiro começa em julho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai arrancar, em julho, com a construção do primeiro de 12 parque temáticos “multigeracionais e inovadores”, assentes em histórias infantis, referiu esta terça-feira (31 de maio de 2022). No total, esta autarquia, do distrito do Porto, vai investir nestes equipamentos mais de seis milhões de euros, adiantou.
Viver no Alentejo

Casal da família real britânica vai viver no Alentejo parte do ano

A princesa Eugenie e o seu marido Jack Brooksbank vão passar a viver parte do ano em Portugal. A decisão do casal da família real britânica foi tomada depois de Jack Brooksbank ter sido contratado para trabalhar no departamento de marketing e vendas do Costa Terra Golf & Ocean Club, um resort de luxo situado em Melides, Alentejo, lançado pela Discovery Land Company em 2019.
Melhores cidades para viver

Estas são as melhores cidades do mundo para viver e trabalhar em 2022

As capitais europeias continuam a ser consideradas as melhores cidades do mundo para conciliar a vida pessoal e profissional, tendo conseguido as melhores classificações no Índice Work-Life Balance da Kisi. Em primeiro lugar está mesmo Oslo, a capital da Noruega, seguida de Berna, na Suíça, e de Helsínquia, na Finlândia. E neste ranking composto por 100 cidades do planeta, Lisboa aparece a meio da tabela, no 51º lugar, ao lado de Madrid (42º), Barcelona (50º) e Milão (63º). Estas são as cidades que oferecem a melhor qualidade de vida. 
Dívida pública de Portugal dispara

Dívida pública de Portugal sobe três mil milhões para novo recorde

A dívida pública de Portugal aumentou para 279 mil milhões de euros – em concreto 279.012,76 milhões de euros – em abril de 2021, mais três mil milhões de euros que em março, segundo dados divulgados esta quarta-feira (1 de junho de 2022) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se do valor mais elevado de sempre, superando a dívida pública registada em junho do ano passado (277.490,04 milhões de euros).
Preço dos combustíveis em Portugal e na Europa

Abastecimento de combustível na Europa está em risco no verão

A subida do preço dos combustíveis faz-se sentir há algum tempo em alguns países, nomeadamente em Portugal, sendo este cenário uma consequência da guerra na Ucrânia. Uma tendência que poderá manter-se nos próximos meses. O alerta é dado pelo diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, que antecipa que a Europa enfrente uma temporada de verão em que provavelmente haverá problemas de abastecimento para todos os tipos de combustíveis. 
Preço das casas de luxo a subir

Inflação no imobiliário? Preço das casas de luxo cresce em média 4,3%

A guerra na Ucrânia trouxe “uma incerteza geopolítica renovada, contribuindo para as pressões inflacionistas e o aumento do custo de vida”, conclui a Savills, salientando, no entanto, que se há setor que já mostrou ser resiliente é o imobiliário. Segundo a consultora, o crescimento no setor residencial deve continuar, prevendo-se que os preços dos imóveis prime aumentem em média 4,3% em 2022, embora as perspetivas variem de cidade para cidade. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Savills Impacts 2022.
Atelier de arquitetura português ganha concurso na Islândia

Arquitetura: atelier portuense Sastudio ganha 3 concursos na Islândia

O atelier de arquitetura português Sastudio, que está instalado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, venceu um concurso para a criação de um centro comunitário em Höfn, na Islândia. Trata-se de uma estrutura que promove a “ligação com a natureza circundante” e que “vai ativar novas atividades sociais para locais e turistas”, refere a empresa em comunicado. Trata-se, de resto, do terceiro concurso ganho pela empresa no país: os outros dois foram jardins de infância localizados em Reykjavik e em Garðabær.
Subida de juros

Juros deverão subir 50 pontos em julho, defende "falcão" austríaco

A inflação na Zona Euro continua a subir. As estimativas rápidas do Eurostat apontam que inflação em maio seja de 8,1%, estando 0,7 pontos percentuais acima da apurada em abril (7,4%). E, para a combater, Robert Holzmann, governador do Banco da Áustria e membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), defende mesmo que a taxa de juro diretora deverá subir em 50 pontos base (p.b.) já em julho.
Subida da Euribor

Euribor positiva acaba com desconto no spread e faz subir prestação

Tudo mudou no início do ano: as taxas Euribor começaram a crescer, uma trajetória que aumentou de velocidade depois de eclodir a guerra na Ucrânia e disparar a inflação. Em resultado, a Euribor a 12 meses já está positiva e aproxima-se dos 0,5%. E a Euribor a 6 meses está cada vez mais perto de atingir o terreno positivo. Esta subida das taxas Euribor vai afetar as famílias que têm créditos habitação de taxa variável, aumentando os juros a pagar nas prestações da casa e reduzindo o desconto nos spreads. Mas quanto podem subir as prestações da casa? Várias dezenas de euros, de acordo com as simulações apresentadas pelo idealista/news neste artigo.
Crédito habitação em Portugal

Comprar casa: novo crédito habitação cai em abril e taxa de juro sobe

O recurso ao crédito habitação continua a ser a solução encontrada por muitas pessoas para comprar casa. E a verdade é que os bancos têm mostrado disponibilidade para emprestar dinheiro, apesar do momento delicado que se vive, marcado pela subida das taxas Euribor e da inflação, por exemplo. Também há novos limites de idade em vigor desde abril, o que em parte poderá ajudar a justificar o facto da concessão de novo crédito habitação ter abrandado face ao mês anterior, para 1.320 milhões de euros. Já a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 1,06%, sendo este o valor mais elevado desde julho de 2020.