
A dívida pública de Portugal aumentou para 279 mil milhões de euros – em concreto 279.012,76 milhões de euros – em abril de 2021, mais três mil milhões de euros que em março, segundo dados divulgados esta quarta-feira (1 de junho de 2022) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se do valor mais elevado de sempre, superando a dívida pública registada em junho do ano passado (277.490,04 milhões de euros).
“Em abril de 2022, a dívida pública, na ótica de Maastricht [a que interessa a Bruxelas], aumentou 3,0 mil milhões de euros, para 279,0 mil milhões de euros. Este acréscimo refletiu, essencialmente, emissões líquidas de títulos de dívida no valor de 3,5 mil milhões de euros, sobretudo títulos de dívida de longo prazo (2,3 mil milhões de euros)”, lê-se na nota do BdP.
A entidade de supervisão bancária liderada por Mário Centeno, ex-ministro das Finanças, refere ainda que, “em sentido contrário, registou-se uma amortização parcial de empréstimos do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), em 0,5 mil milhões de euros”.
De recordar que a diminuição da dívida pública é uma das prioridades assumidas por Fernando Medina, ministro das Finanças, que conta atingir um rácio de dívida pública de 120,7% do PIB no final deste ano.
Para poder comentar deves entrar na tua conta