Notícia do dia 1 de junho de 2022

Decoração da casa: 5 cores que vão triunfar este verão

O verão está a chegar e é hora de preparar a casa para os dias mais quentes. Uma estação que este ano se veste com cores muito naturais, embora com um toque ocasional de vitalidade. Se estás a pensar renovar a decoração da casa, tem em mente estas tendências.
Pedidos de asilo na UE

Pedidos de asilo de cidadãos na UE aumentam 85% num ano

O número de pedidos de asilo feitos pela primeira vez por cidadãos não pertencente à União Europeia (UE) à própria UE aumentou 85% num ano, tendo passado de 29.470 em fevereiro de 2021 para 54.565 em fevereiro de 2022. Um aumento que se deve, sobretudo, às solicitações feitas por cidadãos ucranianos, que dispararam 568% num mês, em fevereiro face a janeiro deste ano, na sequência da invasão da Rússia ao país. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Casas novas em Lisboa

Kronos compra terrenos em Portugal e Espanha por 350 milhões

A promotora imobiliária Kronos continua muito ativa no mercado imobiliário, tendo comprado sete terrenos em Espanha e Portugal por 350 milhões de euros, para desenvolver o seu plano estratégico em áreas relevantes dos dois países, nomeadamente em Madrid e Barcelona. Com esta estratégia, o grupo pretende atingir a venda de 1.500 casas em 2022 e fechar o ano com uma carteira de 15.000 casas e um aumento de 100 milhões de euros no seu volume de negócios, face aos 400 milhões alcançados no ano passado.
Obras em escolas e centros de saúde em Portugal

Obras em escolas e centros de saúde: câmaras têm 100 milhões de fundos

As câmaras municipais têm à disposição 100 milhões de euros de fundos europeus para reabilitar escolas e centros de saúde que se encontrem degradados. Para os concursos existe, no entanto, uma limitação das dotações por zonas: as regiões Norte e Centro, por exemplo, contam com 30 milhões de euros para requalificação das escolas, menos que o Alentejo e o Algarve, que dispõem de dez e cinco milhões, respetivamente. A medida consta no Despacho n.º 6871/2022, de 31 de maio de 2022, já publicado em Diário da República. 
Mobiliário em alta em Portugal

Negócio do mobiliário em alta em 2022 – supera níveis pré-pandemia

O primeiro trimestre de 2022 confirma a tendência positiva esperada para o cluster do mobiliário e afins, que supera, pela primeira vez, os valores pré-pandemia. No período em causa, registou-se um volume de exportações avaliado em quase 500 milhões de euros, mais 4% face ao mesmo período de 2019, segundo dados divulgados recentemente pela APIMA – Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins.
Aquecer e arrefecer a casa

Europeus aquecem cada vez menos a casa

Aquecer ou arrefecer a casa é a solução encontrada por muitos europeus para climatizar o lar, sendo que a necessidade de o aquecer tem vindo a diminuir com o passar dos anos, nomeadamente em Portugal, o mesmo não acontecendo com a necessidade de o arrefecer. Esta é uma das conclusões a retirar de um relatório do Eurostat, divulgado esta terça-feira (31 de maio de 2022).
idealista compra HCPro

idealista compra HCPro

O idealista, marketplace imobiliário líder em Espanha, Portugal e Itália acaba de concluir a aquisição do HCPro, uma das proptech de referência na gestão de soluções imobiliárias em Portugal. O valor total da operação não é tornado público por decisão das administrações das duas empresas. O HCPro tem sede em Aveiro e conta com uma equipa de profissionais que presta serviço a mais de mil e quinhentos utilizadores diariamente.
novos radares em Lisboa

Novos radares em Lisboa já estão a funcionar: onde ficam?

Os novos radares de controlo de velocidade de trânsito em Lisboa, 21 que substituem equipamentos antigos e 20 em novas localizações, começam a funcionar a partir desta quarta-feira, 1 de junho de 2022, dispondo de “tecnologia mais avançada” que permite monitorizar várias vias.O município referiu que
Novo museu em Lisboa

Museu do Tesouro Real abre portas em Lisboa:há 1.000 joias a descobrir

O Museu do Tesouro Real vai ser inaugurado esta quarta-feira dia 1 de junho, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, marcando a conclusão de uma obra com 226 anos, que irá receber mil joias da coroa portuguesa. Trata-se de uma das mais importantes coleções mundiais de joias, representativa do que de melhor se fez a nível de artes decorativas portuguesas e europeias do século XVI ao século XX.