Notícia do dia 8 de setembro de 2022

Suil Park

Antigo cinema em Santa Maria da Feira transformado num ginásio

As antigas salas de cinema do centro comercial Suil Park, desativadas há cerca de uma década em Santa Maria da Feira, vão ter um novo uso e serão transformadas num ginásio mediante 1,2 milhões de euros de investimento, revelou o promotor da obra. Em causa estão cerca de 2.000 metros quadrados (m2)
Venda de carros elétricos dispara – e sentem menos aumentos na energia

Venda de carros elétricos dispara – e sentem menos aumentos na energia

A “febre” dos carros elétricos parece ter chegado em força a Portugal: Em agosto, por exemplo, a venda deste tipo de viaturas aumentou 44,8% face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). De referir, ainda, que entre janeiro e agosto deste ano verificou-se um aumento homólogo de 58,6% na venda de carros elétricos novos em Portugal, tendo sido matriculadas 10.055 unidades. A verdade é que, em tempos de inflação alta e de elevados custos de energia e de combustíveis, os carros elétricos sentem menos o impacto dos aumentos na energia.
Mercado do Bolhão

Bolhão reabre: vendedores anseiam regressar àquela “casa” do Porto

A poucos dias da reabertura do Mercado do Bolhão, no Porto, após a reabilitação do espaço, os comerciantes estão a ultimar pormenores, preparando-se para regressar a “casa” e às bancas nas quais anseiam vender há mais de quatro anos e meio. Com 81 bancas, 38 lojas e 10 restaurantes, o Bolhão ac
BCE deve subir taxas de juro pela segunda vez consecutiva

BCE deve subir hoje taxas de juro pela segunda vez consecutiva

O Banco Central Europeu (BCE) deverá voltar a subir as taxas de juro esta quinta-feira (8 de setembro de 2022), depois de o ter feito em julho pela primeira vez em 11 anos, com os analistas a apostarem num incremento de 50 a 75 pontos base. Em julho, a instituição liderada por Christine Lagarde decidiu subir as suas taxas de juro em 50 pontos base, com efeitos a partir de 27 de julho.

BCE anuncia subida das taxas de juro em 75 pontos base

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que decidiu aumentar em 75 pontos base as suas três taxas de juro diretoras, o segundo aumento consecutivo deste ano.A taxa de juro das principais operações de refinanciamento passa de 0,50% para 1,25%, a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência
BCE volta a subir taxas de juro

BCE sobe juros em 75 pontos base: qual o impacto no crédito habitação?

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a subir as taxas de juro diretoras esta quinta-feira, dia 8 de setembro. Depois de em julho ter subido pela primeira vez em 11 anos estas taxas em 50 pontos base, o regulador europeu decidiu, desta vez, aumentar os juros em 75 pontos base. E tudo indica que este não será o último aumento, já que estão previstas outras subidas dos juros em 2022 para combater a inflação, que ultrapassa os 9% na Zona Euro. Esta decisão traz consequências para a economia europeia, que serão sentidas, sobretudo, no custo dos créditos habitação e no financiamento público e empresarial. Mas também traz aspetos positivos para quem tem poupanças no banco, dado que tornará os depósitos a prazo mais rentáveis do que nunca.
Habitação: Governo vai estudar práticas internacionais de regulação

Habitação: Governo vai estudar práticas internacionais de regulação

O Governo vai realizar um estudo ao mercado habitacional, com o objetivo de analisar as práticas internacionais em matéria de regulação e os respetivos resultados, bem como a situação atual do mercado de arrendamento em Portugal e respetivo regime legal, revelou esta quinta-feira (8 de setembro de 2022) o ministério das Infraestruturas e Habitação, em comunicado. O mercado de arrendamento tem estado, de resto, na ordem do dia, nomeadamente devido ao travão de 2% no aumento das rendas em 2023, anunciado recentemente pelo Executivo.
Governo quer aumentar parque habitacional público de 2% para 5%

Governo quer aumentar parque habitacional público de 2% para 5%

O Governo pretende aumentar o parque público habitacional dos atuais 2% para 5% nos próximos anos, com o objetivo de se aproximar progressivamente da média europeia. A garantia foi dada esta quinta-feira (8 de setembro de 2022) pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.