
A iniciativa de casas por 1 euro chegou a Petralia Soprana, na província de Palermo, aldeia eleita Borgo dei Borghi em 2019 – um concurso que premeia as localidades mais bonitas de Itália. Explicamos em que consiste e quais os objetivos desta venda de imóveis a um preço simbólico.
Como em muitos outros casos, a administração municipal decidiu lançar o projeto de casas por 1 euro em Petralia Soprana para contrariar não só o despovoamento desta zona, mas também para inverter o curso de uma progressiva decadência e perigo gerado pelo abandono das casas localizadas no centro histórico.
Para requalificar e proteger o centro, mesmo em Petralia Soprana, é imprescindível a recuperação de prédios abandonados e dilapidados, desabitados e abandonados pelos proprietários (que muitas vezes não têm interesse nestes imóveis, pelo contrário, consideram-nos um fardo).
O município, que não pode adquiri-los e garantir a segurança das infraestruturas, oferece-se como ponte entre vendedores e potenciais compradores. Com o projeto das casas por 1 euro, a administração municipal de Petralia Soprana já começa a reunir a vontade dos proprietários para vender os seus imóveis antigos e sem uso.
Petralia Soprana é uma pequena localidade na província de Palermo que faz parte do Parque Madonie. Em 2019 recebeu o título de Borgo dei borghi e possui três miradouros extraordinários: o miradouro do Loreto, que aponta para o Etna, Enna, Caltanissetta e o vale do rio Imera; o miradouro del Carmine, com vista para o panorama da Sicília Ocidental em direção a Palermo; e o miradouro da Piazza Duomo, que abraça Gangi e depois o Monte Etna.
Para poder comentar deves entrar na tua conta