Notícia do dia 7 de outubro de 2022

deco-hedonismo

Deco-hedonismo: a nova tendência para desfrutar da casa

Longe vão os tempos em que a decoração se queria o mais minimalista possível, sem que o prazer fosse necessariamente um dos objetivos do planeamento de cada divisão da casa. Diversas tendências e filosofias decorativas têm vindo a abalar esta ideia, sendo que uma delas é o deco-hedonismo. Explicamos tudo.
Euribor nos 5%

OCDE admite Euribor em 5% em 2023: quanto sobe a prestação da casa?

A política monetária europeia tem um objetivo concreto: baixar a inflação dos atuais 10,0% para 2%, o nível em que é assegurada a estabilidade dos preços. E, para o alcançar, o Banco Central Europeu (BCE) já subiu as taxas de juro diretoras em 125 pontos base. Tudo indica que irá continuar a fazê-lo, de tal modo que a OCDE acredita que os juros diretores possam subir até aos 4% já em 2023. Esta subida irá impulsionar ainda mais evolução ascendente das taxas Euribor elevando-as ao patamar dos 5%, atingido em 2008. Em resultado, as prestações da casa vão subir centenas de euros. Explicamos tudo com base em simulações.
Ikea

Ikea quer entregas ao domicílio totalmente elétricas até 2025

As entregas ao domicílio da Ikea serão feitas apenas por veículos elétricos até 2025. Trata-se de uma medida que faz parte de uma meta da marca para reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa nos próximos anos, segundo declarações do CEO da empresa, Jesper Brodin. Objetivo é atingir os 6.500 milhões em investimentos até 2030 como parte dos esforços para aumentar o uso de energia renovável.
Preços dos combustíveis em Portugal

Combustíveis: desconto no ISP diminui em outubro

O desconto no ISP vai diminuir este mês em 0,1 cêntimos por litro de gasóleo e 4,4 cêntimos por litro de gasolina, devido à descida do preço dos combustíveis, disse esta segunda-feira (3 de outubro de 2022) o Ministério das Finanças.

Casas novas no Barreiro: projeto residencial Nooba sai do papel

Luz verde para a construção do megaprojeto imobiliário Nooba, que é promovido pela Solid Sentinel e que promete revolucionar o Barreiro. Trata-se de um projeto residencial que terá 518 apartamentos em nove lotes de terreno. Os preços começam nos 189.000 euros e a primeira fase de construção já arrancou, contemplando dois edifícios e 127 apartamentos.
Crédito habitação para não residentes

Crédito habitação para estrangeiros: spread desde 1,2% no Novo Banco

Embora os cidadãos com domicílio fiscal em Portugal sejam os que mais compram casas no país, os negócios imobiliários fechados por não residentes continuam a aumentar em 2022. E num contexto de alta subida da Euribor, já há bancos a melhorar as ofertas de crédito habitação para estrangeiros. Um deles é o Novo Banco que oferece um spread com bonificação máxima desde 1,20%. Explicamos tudo na rubrica de crédito habitação do mês de outubro.

Uma casa de campo sustentável e de design nórdico na costa da Escócia

O modernismo escandinavo desloca-se para as highlands escocesas com este esconderijo de Ross-shire da Rural Design, que se situa na costa de Glenelg com vista para as Ilhas de Skye e Eigg. Esta terra com uma longa história e muitas lendas e mitos, tais como o Monstro de Loch Ness, contrasta com o design contemporâneo de alguns elementos desta bela casa.
Crescimento da economia

Recessão económica em 2022 é afastada pelo BdP apesar da alta inflação

Este ano está a ser marcado pela subida generalizada dos preços. Começou logo a sentir-se nos produtos energéticos e no supermercado, e rapidamente contagiou toda a economia portuguesa. Contas feitas, o Banco de Portugal (BdP) estima que a inflação aumente 7,8% em 2022. E este contexto não só estagna o rendimento real disponível, como reduz a poupança das famílias. Mas, ainda assim, o crescimento da economia foi revisto em alta em outubro para 6,7%, afastando um cenário de recessão em 2022.
Apoios ao crédito habitação

Apoios ao crédito habitação confirmados pelo Governo: o que vai mudar?

A maioria dos portugueses está a sentir a subida das prestações da casa assim que são atualizadas, dada a subida dos juros. Isto porque cerca de 93% dos créditos habitação no nosso país são de taxa variável e indexadas à Euribor, que está em máximos de dez anos. Para atenuar o agravamento da taxa de esforço das famílias, o Governo está a preparar apoios ao crédito habitação, que vão passar pela extensão do prazo ou suspensão da comissão de amortização. Explicamos as medidas que estão em cima da mesa.