O modernismo escandinavo desloca-se para as highlands escocesas com este esconderijo de Ross-shire da Rural Design, que se situa na costa de Glenelg com vista para as Ilhas de Skye e Eigg. Esta terra com uma longa história e muitas lendas e mitos, tais como o Monstro de Loch Ness, contrasta com o design contemporâneo de alguns elementos desta bela casa.
 Esta casa em particular é um exemplo de um imóvel que é ao mesmo tempo progressivo e sensível, contemporâneo e intemporal. Consiste em duas estruturas de um andar, a casa e o bothy. O design foi inspirado na arquitetura vernacular agrícola das terras altas ocidentais, mas não se pode negar a influência significativa do modernismo escandinavo.
 
 A paleta mínima de materiais e o perfil semelhante a um celeiro, tanto da casa como da estrutura auxiliar, baseia-se na tradição arquitetónica local. Janelas de madeira revestidas a alumínio pontuam as fachadas recobertas a larício, enquanto um telhado de metal ondulado preto mate é contrastado por uma chaminé de aço inoxidável brilhante.
A entrada da casa principal abre-se para um hall, que tem um espaço amplo para pendurar casacos e guardar botas. Além disso, a sala de estar sobe até à linha do telhado, criando um espaço impressionante e ao mesmo tempo acolhedor. O design sociável de plano aberto, em sintonia com a vida fácil, tem uma qualidade excepcional de luz em constante mudança. Tiras de vidro do chão ao teto e janelas com ranhuras cuidadosamente colocadas, com vistas deslumbrantes para a praia à frente e para o exuberante cenário da floresta atrás.
 
 As áreas de refeições e descanso estão centradas em torno de um fogão a lenha acolhedor; nos meses mais quentes, portas de correr abrem-se para um terraço virado a sul. Pisos de carvalho trabalhados sob os pés, aquecidos por pavimento radiante. A grande área da cozinha está cheia de cor, com bancadas cinzentas, colocadas em cima de generosos armários.
Um corredor curto leva a dois quartos e a uma grande casa de banho com duche, no extremo oposto da planta. A casa inteira está cheia de espaço de armazenamento. Uma das salas mais pequenas pode ser utilizada para múltiplas funções, tais como um estúdio de pintura ou de trabalho. Completando a planta da casa principal está um espaço utilitário bem concebido com uma casa de banho adicional.
Separado do edifício principal está o bothy. De caráter e detalhe semelhantes aos do seu vizinho maior, mantém uma presença distinta devido ao seu telhado simples de um só furo e desenho diferente das janelas. O canto envidraçado do espaçoso quarto tem vistas deslumbrantes para a praia e península. As portas de carvalho conduzem à cozinha e à casa de banho.
 Concebida para maximizar a eficiência energética, a casa foi construída utilizando um sistema de armação de madeira feito à medida, que é fortemente isolado. Tem uma bomba de calor de fonte de ar e, devido ao seu sistema MVHR em toda a casa, beneficia de ventilação de arrefecimento durante todo o ano. A casa é concebida num eixo norte-sul para fazer uso do ganho solar passivo no inverno, quando os ângulos do sol estão baixos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta