Notícia do dia 10 de janeiro de 2024

Casas novas e modernas em Lisboa

Novo empreendimento traz uma vida "Zen" ao centro de Lisboa

Um novo condomínio privado de apartamentos está a chegar ao centro de Lisboa. O Zen encontra-se neste momento em construção nas proximidades do bairro de Telheiras e promete unir o conforto com o lifestyle lisboeta. Este novo empreendimento é composto por 169 apartamentos, com tipologias desde T1 a T4 e áreas entre 48 e 141 metros quadrados (m2). Na primeira fase de vendas estão disponíveis 27 frações, T2 e T3, e os preços começam nos 470.000 euros.
Negócios imobiliários

Engenharia, arquitetura e sustentabilidade: Quadrante compra 3Drivers

A Quadrante, empresa especializada em consultoria de engenharia e arquitetura, comprou a maioria do capital da 3Drivers, a maior consultora de sustentabilidade portuguesa. “Os fundadores da 3Drivers continuarão na gestão da mesma, num trabalho de equipa com a Quadrante, que pretende alavancar o crescimento da empresa, duplicando a sua dimensão nos próximos três anos”, refere em comunicado a empresa, fundada em 1998, pelos engenheiros João Silveira Costa, Nuno Pais Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa.

A extravagante mansão do filme ‘Saltburn’ existe e está a fazer furor

Bizarro, provocador, controverso e até polémico. Estas são algumas das palavras utilizadas para descrever o filme ‘Saltburn’, da britânica Emerald Fennell. Esta história – que fala sobre excessos, muitos excessos - acontece numa extravagante mansão que existe na vida real. A casa com 127 quartos fica numa propriedade chamada ‘Drayton House’ em Lowick, Northamptonshire, Inglaterra.
Compra de casa com licença

Simplex permite venda de casa sem licença - os riscos para quem compra

Em Portugal, há falta de habitação disponível e a custos acessíveis. E esta é uma questão urgente que o novo simplex dos licenciamentos urbanísticos se propõe a resolver, ajudando a colocar mais casas no mercado através da reconversão de imóveis comerciais em habitação, da eliminação de licenças ou ainda mediante a uniformização e simplificação dos licenciamentos nas autarquias. Este diploma - que o Presidente da República promulgou no dia 4 de janeiro limitando as simplificações às que tenham “repercussão direta na promoção de mais habitação" - traz várias novidades também no que diz respeito à compra e venda de casas, já que deixa de ser obrigatório apresentar, por defeito, a licença de utilização na hora da aquisição. Mas esta nova prática traz perigos para as famílias e os investidores, uma vez que correm o risco de assumir a compra de casas com construções ilegais e verem-se depois inibidos de conseguir contratar um crédito habitação, além de outros, avisa Jorge Batista da Silva, Bastonário da Ordem dos Notários, em declarações ao idealista/news.
Apoios à habitação em Portugal

Porta 65 e apoio à renda: quantos beneficiam e qual é o valor médio?

A crise habitacional está a deixar marcas em Portugal, e são muitas as famílias portuguesas que não conseguem comprar ou arrendar casa. Há, paralelamente, vários apoios e iniciativas em vigor por parte do Estado, de forma a dar resposta à perda de poder de compra dos cidadãos. Em causa estão, por exemplo, o programa Porta 65 Jovem, o Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA) e o apoio extraordinário à renda (PAER). Fica a saber a quantas pessoas recebem ajuda e qual é o valor médio destes e de outros apoios. 
Preço das casas em Portugal

Preço das casas à venda desce 2,1% na Zona Euro - em Portugal abranda

A procura por casas à venda na Europa arrefeceu ao longo de 2023 à medida que os juros nos empréstimos habitação foram subindo e o poder de compra foi sendo esmagado pela inflação. E esta tendência tem tido reflexo nos preços da habitação. Os dados do Eurostat esta quarta-feira divulgados revelam que o preço das casas para comprar na Zona Euro desceu 2,1% no terceiro trimestre de 2023 face ao período homólogo. Já em Portugal as casas à venda continuam a ficar mais caras, embora o ritmo de subida dos preços tenha abrandado.
Prato Calendário 2024

Vista Alegre celebra 200 anos em 2024 – e há uma peça especial

A Vista Alegre comemora 200 anos de existência em 2024. Entre muitas iniciativas que irão ter lugar para assinalar a história da marca, a Vista Alegre irá lançar um conjunto de peças que honram a sua memória, “fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro da marca”. No arranque oficial das celebrações, que irão decorrer ao longo do ano, foi exibida a primeira peça: o Prato Calendário.
Herdade vendida em Estremoz

Hipoges vende herdade de 40 hectares em Estremoz e prédio em Lisboa

A Hipoges, servicer de referência em Asset Management, anunciou esta quarta-feira (10 de janeiro de 2024) ter vendido dois ativos imobiliários no início do ano. Em causa está uma herdade de 40 hectares em Glória, na região de Estremoz (Alentejo), que foi transacionada por um valor “na ordem dos seis dígitos”, e um prédio na zona do Chiado, no coração de Lisboa.
Rendas acessíveis sem impaco no arrendamento privado

Rendas acessíveis sem impacto no mercado de arrendamento privado

Em vigor há quatro anos e meio (desde julho de 2019), o Programa de Arrendamento Acessível, que foi renomeado para Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA) e teve, entretanto, várias alterações às regras de funcionamento, com o objetivo de o tornar mais atrativo e de fácil acesso, continua a ter pouca adesão: há apenas 1.060 contratos em vigor abrangidos pelo programa, o que representa cerca de 0,12% do total de contratos de arrendamento celebrados no parque habitacional privado.