Notícia do dia 6 de fevereiro de 2024

Comissões na mediação imobiliária

Comissões na mediação: método “flutuante” testado na Catalunha

Algo parece estar a mudar no setor da mediação imobiliária na Catalunha (Espanha), principalmente no segmento residencial. Aos poucos, as agências e os profissionais do setor estão a mudar a forma como encaram as comissões cobradas aos clientes, apostando cada vez mais num sistema "flutuante", onde nem sempre o vendedor tem de pagar pelos seus serviços, com o comprador a assumir também uma parte das despesas. Francesc Quintana, CEO da mediadora Vivendex, explica ao idealista/news o seu novo compromisso em relação à distribuição de taxas/comissões, esperando que outras agências imobiliárias se juntem ao mesmo modelo em breve.
Economia a sofrer com juros do BCE

Economias do Sul da Europa em risco de sofrer com altos juros do BCE

As economias do Sul da Europa têm estado resilientes face aos elevados juros diretores do Banco Central Europeu (BCE), estando a dar sinais de crescimento. Mas à medida que a política monetária restritiva é transmitida às economias, estes países poderão começar a sentir mais dificuldades.
Comprar casa mais fácil em 2024

Procura de casa ganha força com queda dos juros – e oferta com simplex

O atual clima económico incerto arrefeceu a procura de casas em Portugal em 2023, tanto para comprar, como para arrendar. E este contexto, que abrandou o número de transações de venda, teve efeitos no ritmo de crescimento do preço da habitação em ambos os mercados, que carecem de oferta - ainda que no arrendamento comece a haver sinais de uma viragem com um aumento das casas disponíveis. Quanto a 2024 há vários motivos para olhar com otimismo: os especialistas ouvidos pelo idealista/news acreditam que a procura de casas para comprar vai voltar a ganhar força assim que os juros nos créditos habitação começarem a cair de forma mais expressiva. E o simplex dos licenciamentos deverá estimular a colocação de casas no mercado de compra e venda – apesar de haver riscos. Por outro lado, há quem acredite que o Mais Habitação vai continuar a reforçar o stock de casas no mercado de arrendamento e baixar rendas, sendo que também há quem discorde e diga que as medidas estão a afastar proprietários. Afinal, como se vai comportar o imobiliário em Portugal este ano? Neste artigo, antecipamos as tendências.
simplex urbanístico

Novo simplex: pode-se arrendar uma casa sem licença?

O novo simplex urbanístico permite a compra e venda de casas sem a apresentação obrigatória de, como se diz na gíria, licença de utilização ou habitabilidade. Esta é, de resto, uma das medidas que tem suscitado maior debate, pelos desafios (e até alguns perigos) que coloca.
Apoios ao arrendamento em Portugal em 2024

Apoio extraordinário ao arrendamento: o que muda em 2024?

As famílias economicamente mais vulneráveis, que tenham uma taxa de esforço acima de 35%, têm direito a receber, desde o ano passado, um apoio extraordinário ao pagamento das rendas. Uma ajuda que se mantém este ano, sendo que a renovação do subsídio é concedida de forma automática e inclui já uma atualização do valor. O que muda, afinal, em 2024? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
incêndios

Mais de 3.000 casas destruídas em incêndios no Chile

A região de Valparaíso, na costa central do Chile, está a ser devastada por incêndios florestais, que já fizeram mais de uma centena de mortos. O mais recente balanço das autoridades chilenas aponta para um universo de mais de 3.000 casas destruídas, sendo já classificada como uma das maiores tragédias desde o grande terramoto de 2010.
Castelo transformado em hotel em Ponte de Lima

Castelo com quase 900 anos transformado em hotel em Ponte de Lima

Um castelo com quase 900 anos (de 1126) localizado em Ponte de Lima vai ser transformado num hotel e num projeto de enoturismo e produção de vinhos verdes. Em causa está um investimento de 20 milhões de euros do grupo hoteleiro Vila Galé, estado prevista a abertura ao público para 2025, bem como a criação de 42 empregos. 
cooperativas de habitação

Habitação: Lisboa quer ceder terrenos para cooperativas privadas

Lisboa prepara-se para lançar um novo modelo cooperativo para construção de habitação privada em terrenos cedidos pelo município. A proposta pressupõe que o direito de superfície seja cedido por 90 anos, e que os projetos sejam entregues com todos os licenciamentos necessários e projetos de arquitetura aprovados em concurso público. A cooperativa deverá ter financiamento próprio para a construção.
Preço das casas em Portugal

Comprar casa: preços aceleram em 13 dos 24 municípios mais populosos

A aquisição de habitação tem vindo a arrefecer ao longo de 2023, por via dos altos juros e baixo poder de compra. Mas como a oferta de habitação disponível no mercado continua a ser insuficiente para suprir as necessidades das famílias (embora esteja a dar sinais de subida), os preços das casas continuam a subir. O que salta à vista é que, ao contrário do que se verificou na primeira metade do ano passado, os preços das casas para comprar voltaram a acelerar no verão de 2023. E esta é uma tendência sentida em 13 dos 24 municípios mais populosos do país, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
IRS2023

IRS 2024: prazo para validar faturas termina a 26 de fevereiro

Faltam menos de dois meses para arrancar a campanha de IRS 2024. Mas até lá, os contribuintes devem estar atentos ao calendário de obrigações declarativas: desde manter os dados do agregado familiar atualizados no Portal das Finanças, até validar todas as faturas que constam no portal e-fatura.
Comprar casa em Portugal

Quanto custa comprar casa em cada município? Descobre neste mapa

O mercado de habitação em Portugal está a ajustar-se. A venda das casas está a arrefecer, assim como a contratação de crédito habitação. Mas, ainda assim, os preços das casas continuam a subir, embora a menor ritmo em alguns concelhos. Com estas recentes alterações, quanto é que custa, afinal, comprar casa em cada município? Descobre tudo neste mapa preparado pelo idealista/news, tendo por base os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).