
O mercado de habitação em Portugal está a ajustar-se. A venda das casas está a arrefecer, assim como a contratação de crédito habitação. Mas, ainda assim, os preços das casas continuam a subir, embora a menor ritmo em alguns concelhos. Com estas recentes alterações, quanto é que custa, afinal, comprar casa em cada município? Descobre tudo neste mapa preparado pelo idealista/news, tendo por base os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Embora o valor das casas vendidas em Portugal tenha-se fixado em 1.579 euros/m2 (em termos medianos) nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2023, verifica-se que os preços da habitação variam bastante de norte a sul do país. Há apenas 49 concelhos onde as casas são vendidas por valores superiores à mediana nacional – sobretudo os municípios mais populosos, junto ao litoral e a grandes cidades, como Lisboa, Porto e Faro.
Mas em 254 dos 304 concelhos com dados disponíveis (num universo de 308), os preços das habitações são inferiores à mediana do país. Em 189 concelhos, o custo do m2 é mesmo inferior a 1.000 euros. E, destes, em 62 municípios comprar casa custa menos de 500 euros/m2, revelam os dados do INE divulgados esta terça-feira, dia 6 de fevereiro.
Claro está é que os municípios mais baratos para comprar casa em Portugal localizam-se, sobretudo, no interior do país, enquanto os mais caros se situam no litoral, tal como é possível observar no mapa preparado pelo idealista/news partindo dos dados do INE. Descobre quanto custa comprar casa no teu.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta