Casas sustentáveis: telhados de colmo premium chegam a Portugal
A ecologia e sustentabilidade são palavras de ordem, também, no universo da construção. E há cada vez mais materiais e soluções inovadoras no mercado. A Carmo Wood, por exemplo, acaba de assinar a distribuição exclusiva para Portugal dos produtos ‘Cape Reed International’, empresa sul-africana especialista em coberturas premium em colmo e junco.
Consolidação de créditos: como e quando fazer
O trabalho faz parte do quotidiano e é um elemento fundamental que nos permite obter dinheiro para a concretização das nossas ambições. A nossa vida deve ter vários objetivos: a compra da casa, a compra do carro, a viagem de sonho.
Ideias para pintar as paredes da cozinha e dar-lhe nova vida
A escolha da cor para as paredes da cozinha é um elemento-chave para definir o estilo e a atmosfera de um dos espaços mais habitados da casa, ainda mais se quiseres reformá-lo completamente.
Figueira da Foz vai construir mais uma piscina de água salgada na praia
A Câmara da Figueira da Foz vai construir uma terceira piscina de água salgada na praia, que deverá entrar em funcionamento no próximo verão, num investimento de cerca de 400 mil euros. “Esta piscina é muito semelhante às outras, mas com uma dimensão muito maior, com mais 20 metros de largura e mais 15 de comprimento”, disse aos jornalistas o vereador Ricardo Silva.
Uma casa de sonho em Budapeste, a pérola do Danúbio
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até Budapeste, na Hungria, conhecida pela sua rica história e arquitetura deslumbrante.
Rendas altas em Lisboa, Porto e Faro empurram famílias para periferias
As casas para arrendar em Portugal têm ficado cada vez mais caras, com as rendas a subir muito mais do que os salários das famílias nos últimos anos. E o cenário pouco mudou em 2023: as rendas das casas continuaram a aumentar, embora a menor ritmo, e apesar de que se tem observado a chegada de mais casas ao mercado de arrendamento, o número é ainda insuficiente para suprir as necessidades da procura. Assim, quem precisa de arrendar casa em Portugal tem de encontrar forma de se adaptar ao atual contexto, também marcado pelo apertado poder de compra. E como é que o está a fazer? Os dados do idealista/data mostram que 16 dos 20 concelhos mais procurados para arrendar casa no final de 2023 situam-se precisamente nas periferias de Lisboa e do Porto. Mas, mesmo assim, apresentam rendas medianas superiores a 800 euros mensais.
O amor está no ar! Estas são as cidades mais românticas de Portugal
Portugal, com as suas paisagens deslumbrantes, é o cenário perfeito para o romance.
Como funciona a reserva de um imóvel? Regras e cuidados a ter
O acordo de reserva de um imóvel é provavelmente (a par com o contrato promessa de compra e venda) um dos modelos contratuais mais utilizados no âmbito da relação de mediação imobiliária, principalmente quando relativa a imóveis residenciais. Mas, afinal, para que serve? E que cuidados é preciso ter? O novo simplex tem algum tipo de impacto? Explicamos tudo neste artigo com a ajuda de especialistas legais.
Taxa de desemprego sobe para 6,6% no 4º trimestre e para 6,5% em 2023
No quarto trimestre de 2023, a taxa de desemprego subiu para 6,6%, tendo aumentado 0,5 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior e mantendo-se igual à verificada no período homólogo, ou seja, no quarto trimestre de 2022. Em termos médios, em 2023, a taxa de desemprego foi de 6,5% e a taxa de subutilização do trabalho foi de 11,7%, tendo ambas aumentado em relação a 2022: 0,4 p.p. e 0,1 p.p., respetivamente. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (7 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O que leva a desistir da compra de uma casa? Sobretudo o preço
Se em 2018, o principal motivo para desistir de comprar ou arrendar uma casa era não encontrar o que se procurava, atualmente, é o preço que dita “as regras”. Segundo o estudo Observatório do Imobiliário Century 21, o fator económico representa o principal entrave no acesso à habitação.
Imobiliário em 2024: primeiro “estagnação” e depois “retoma gradual”
O que esperar do setor imobiliário em Portugal em 2024? “Antecipa-se uma evolução distinta ao longo do ano e influenciada pelas expetativas de redução das taxas de juro de referência pelo Banco Central Europeu (BCE) na primavera – com o primeiro semestre a ser ainda caracterizado por alguma estagnação, seguido de uma retoma gradual no segundo semestre”, prevê Eric van Leuven, diretor geral da Cushman & Wakefield (C&W), citado em comunicado.
Retrato da habitação em Portugal: o que mudou nos últimos 7 anos?
Nos últimos sete anos, as condições de acesso à habitação em Portugal deterioraram-se e a crise agudizou-se. A ambição vai-se distanciando cada vez mais da realidade, nomeadamente entre aquilo que se quer e que efetivamente se pode comprar/arrendar.
Restaurantes da Caparica com ordem de despejo – entre eles "O Barbas"
Os concessionários de mais de 20 de restaurantes da Costa de Caparica começaram a ser notificados pela Câmara Municipal de Almada (CMA), em novembro e dezembro do ano passado, para deixarem as instalações no prazo de dez dias. António Ramos, mais conhecido por “Barbas do Benfica” e dono do “O Barbas”, foi um deles.
Fisco e IMPIC apertam cerco aos mediadores imobiliários “clandestinos”
O Fisco vai passar a comunicar ao Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) as transações imobiliárias que são feitas em Portugal. Trata-se de uma medida que visa reduzir a quantidade de informação que os mediadores estão obrigados a preencher trimestralmente e detetar casos de mediadores “clandestinos” que estejam a operar sem licença. Segundo o IMPIC, nos últimos 11 anos, o número de imobiliárias disparou, tendo as licenças válidas passado de 2.908 em 2013 para 9.762 em 2023.
Lisbon Art Weekend: fotógrafo Nuno Cera vence Prémio de Arte
Nuno Cera é o vencedor do Prémio de Arte patrocinado pela RedCollectors e pelo idealista, no âmbito do Lisbon Art Weekend 2023. O certame voltou a dar a conhecer, no final do ano passado, vários espaços de arte contemporânea e mais de 250 artistas em exposições, performances espalhadas pela cidade.
Azora investe 500 milhões para criar 6 data centers na Península Ibérica
A empresa espanhola Azora, em colaboração com a também espanhola Core Capital, anunciou o lançamento da plataforma Quetta Data Centers, que pretende investir mais de 500 milhões de euros na construção de uma rede de seis data centers (centros de dados) em Portugal e Espanha, sobretudo localizados nas cidades de Madrid, Barcelona e Lisboa. O investimento previsto marca a entrada da Azora no mercado ibérico de data centers que ofereçam soluções tecnológicas para grandes empresas.
RE Capital e REIG compram "ambicioso projeto" em Oeiras ao Novo Banco
A RE Capital, empresa imobiliária especializada em reaproveitamento de imóveis, com presença em Londres (Reino Unido), Lisboa, Luxemburgo e Genebra (Suíça), e o seu parceiro de investimento Real Estate Investement Group (REIG) compraram o Oeiras Tech City, que estava na posse do Novo Banco. Em causa está um inovador empreendimento de uso misto – residencial e comercial – “no coração do concelho de Oeiras”, perto de Lisboa, refere a empresa em comunicado.
Habitação partilhada no Hub Criativo do Beato com projeto aprovado
A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira (7 de favereiro de 2024) o projeto de arquitetura para instalação de um programa de habitação partilhada com 84 alojamentos, com um total de 137 quartos, num prédio no Hub Criativo do Beato.