Os seis centros de dados serão construídos perto das cidades de Lisboa, Barcelona e Madrid, onde já está a "nascer" o primeiro.
Comentários: 0
Centros de dados na Península Ibérica
Azora

A empresa espanhola Azora, em colaboração com a também espanhola Core Capital, anunciou o lançamento da plataforma Quetta Data Centers, que pretende investir mais de 500 milhões de euros na construção de uma rede de seis data centers (centros de dados) em Portugal e Espanha, sobretudo localizados nas cidades de Madrid, Barcelona e Lisboa. O investimento previsto marca a entrada da Azora no mercado ibérico de data centers que ofereçam soluções tecnológicas para grandes empresas. 

A Quetta Data Centers, revela a empresa em comunicado, está focada na eficiência energética, utilizando energia 100% renovável com o objetivo de criar a primeira rede ecoeficiente de data centers da Península Ibérica com uma classificação PUE (Eficácia no Uso de Energia) inferior a 1,15.

Os data centers em causa, denominados ‘Edge' (instalações que aumentam a “banda” da internet além dos centros tradicionais situados nas grandes cidades), deverão estar localizados perto “de grandes centros urbanos e de consumidores finais, a fim de reduzir o tráfego de dados com data centers em hiperescala, que geralmente estão situados a uma distância considerável dos utilizadores finais”, lê-se na nota.

Segundo a Azora, esta classe de ativos poderá ter “um forte crescimento de procura nos próximos anos, impulsionada por ventos favoráveis estruturais e uma aceleração na forma como as empresas e a sociedade consomem dados”.

Os clientes-alvo da plataforma Quetta Data Centers serão empresas com alto tráfego de dados, como criadores de conteúdos, Internet of Things (IoT) ou jogos. 

A empresa adianta, ainda, que está em fase inicial de construção o primeiro dos seis data centers, em Tres Cantos (Madrid), encontrando-se em fase avançada de negociações para concluir a aquisição do terreno e a contratação da construção dos restantes centros.

Citado no comunicado, Santiago Olivares, sócio responsável pelas áreas de energia, infraestrutura e investimentos em sustentabilidade na Azora, assegura que o lançamento da Quetta Data Centers faz parte da estratégia da empresa de investir “em infraestruturas sustentáveis”. 

“A digitalização da economia oferece muitas oportunidades de investimento atraentes no setor, especialmente às empresas que oferecem conteúdos de streaming, jogos, realidade aumentada, IoT e outras tecnologias, como a inteligência artificial, que experimentarão um forte crescimento à medida que a velocidade com que a sociedade e as empresas consomem dados acelera”, conclui.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta