Notícia do dia 14 de março de 2024

equinócio

Equinócio de primavera: o que revela este momento astrológico?

Aguardamos ansiosamente o equinócio de primavera, um interessante fenómeno astrológico que acontece no dia 20 de março, às 03h06, e que nos abre portas para a nova estação do ano – a estação mais florida de todas.   O que é o equinócio? Equinócio da Primavera: quando calha? Qual

Uma casa de sonho japonesa de design sustentável e minimalista

A agricultura regenerativa é uma forma de agricultura que procura alcançar um reequilíbrio entre o homem e a natureza. Sem dúvida, o papel da nossa espécie ao longo do tempo alterou a relação entre o nosso ambiente e nós próprios, pelo que, com base nesta afirmação, esta forma de agricultura visa implementar medidas que promovam práticas mais sustentáveis baseadas na simbiose entre todas as espécies que habitam um território.
avaliar casas

Localização, ruído, humidade... afinal o que dá e tira valor a uma casa?

A avaliação imobiliária é fundamental no mercado de compra e venda de imóveis. A determinação do valor de uma casa não só impacta compradores e vendedores, mas também reflete o contexto macroeconómico e nuances do próprio setor (lei da oferta e da procura). Desde a localização estratégica até às características intrínsecas do imóvel, diversos fatores impactam o seu valor. Neste âmbito, o idealista/news decidiu explorar o que é que torna uma casa atrativa aos olhos dos especialistas de mercado, destacando elementos que podem influenciar positiva ou negativamente a sua valorização.
TikTok gera polémica

Quem é a dona do Tiktok e porque é que os EUA a receiam? Explicamos

A gigante chinesa da internet ByteDance, conhecida mundialmente por ser dona da TikTok, nasceu há 12 anos em Pequim e tornou-se numa das empresas mais valiosas do mundo. Atualmente, a aplicação ("app") está na mira do Congresso e Presidente dos EUA, que receiam que a China aceda a dados pessoais de milhões de norte-americanos, e exigem que se distancie da sua empresa-mãe e, de forma mais ampla, da China.
Compra e venda de casas em Portugal

Compra e venda de casas parada em 7 concelhos por falta de plataforma

Uma plataforma informática do cadastro predial, exigida por lei e que devia entrar em vigor em novembro mas ainda não está a funcionar, está a atrasar o negócio de compra e venda de imóveis – e de doações, hipotecas ou partilhas – em sete concelhos do país: Loulé, Oliveira do Hospital, Paredes, Penafiel, São Brás de Alportel, Seia e Tavira. Os notários avisam que há milhares de transações em risco e o Governo mostra-se atento à situação.
Arrendar casa acessível

Arrendar casa a preço acessível? Prazo de candidatura está a acabar

O concurso para arrendar casas a preços acessíveis está a decorrer. Foi no início de fevereiro que o Governo colocou 102 habitações de renda acessível a concurso no âmbito do Programa de Apoio ao Arrendamento e do novo Programa Arrendar para Subarrendar. Se te queres candidatar ao sorteio de arrendamento acessível tens até 18 de março para te inscrever.
turismo em Portugal

Turismo dá impulso ao investimento imobiliário em Portugal

Dadas as incertezas, fruto dos conflitos internacionais e instabilidade económica e financeira, o esperado decréscimo do volume de investimento, confirmou-se em 2023, “mas acabou por ser positivo graças aos segmentos do turismo e retalho”, revela o Prime Watch, estudo da B.Prime.
Edifícios com eficiência energética

Parlamento Europeu aprova Diretiva de Eficiência Energética em Edifícios

A sessão plenária do Parlamento Europeu aprovou que a partir de 2030 o objetivo de zero emissões seja imposto a todos os edifícios recém-construídos, um desafio de neutralidade nas emissões que será exigido a todo o parque imobiliário em 2050. Devem também ser progressivamente implementadas instalações solares em edifícios públicos e não residenciais, dependendo da sua dimensão, e em todos os novos edifícios residenciais a partir de 2030.
Novas casas no Porto

Porto, Gaia e Matosinhos querem construir 45 mil casas até 2030

Os municípios do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia têm o objetivo de disponibilizar 45.000 habitações até 2030, revelaram os representantes dos municípios no MIPIM, a feira mundial do setor imobiliário que está a decorrer em Cannes (França). Para o fazer, os autarcas têm de captar dez mil milhões de euros em investimento imobiliário.