No dia 20 de março o dia e a noite terão a mesma duração e os astros trazem-nos boas influências.
Comentários: 0
equinócio
Pexels

Aguardamos ansiosamente o equinócio de primavera, um interessante fenómeno astrológico que acontece no dia 20 de março, às 03h06, e que nos abre portas para a nova estação do ano – a estação mais florida de todas.

O que é o equinócio?

O equinócio é o momento do ano em que o dia e a noite são de igual duração, onde os dois hemisférios recebem a graça do sol de forma igualitária. É o momento astrológico onde se dá a mudança de estações. A palavra equinócio deriva do latin aequus, que significa “igual” e nox, que significa “noite”.

Durante o equinócio acontecem os mais rápidos nasceres e pores do sol do ano inteiro visto que nos referimos ao tempo que o sol demora a passar completamente a linha do horizonte. É um dia em que o sol nasce a leste e se põe a oeste, independentemente do local onde vivas no planeta Terra (com a exceção do Pólo Norte e Pólo Sul). 

pôr do sol
Pexels

Onde quer que estejas, existe no horizonte um ponto de referência a este e a oeste, um ponto que marca a interseção do teu horizonte com o equador celeste – a linha imaginária do verdadeiro equador que conhecemos no planeta Terra. Como o sol está no equador celeste e esse mesmo equador interseta todos os nossos horizontes nos pontos este e oeste, o sol nasce, surpreendentemente, a leste, e despede-se de nós a oeste.

Equinócio da Primavera: quando calha?

O momento do equinócio não calha todos os anos no mesmo dia visto que a órbita do planeta Terra à volta do sol é ligeiramente elíptica, o que faz com que o dia de equinócio varie entre 19, 20 ou 21 de março. A maior parte das culturas celebra o equinócio como sendo algo que se vive durante o dia todo, mas tecnicamente o momento de equinócio (e de máxima influência astrológica) dá-se quando o sol passa o equador.

O equinócio têm efeitos distintos e opostos em ambos os hemisférios: no hemisfério norte o equinócio da da primavera, no hemisfério sul, o do outono. 

hemisférios
Pexels

O equinócio da primavera que celebramos no hemisfério norte, e como o nome indica, abre portas para o início do desabrochar das flores, do nascer das folhas, de dias longos e solarengos e a promessa de noites mais curtas e quentinhas. Para os nossos amigos do hemisfério sul dá-se o fenómeno contrário, quando começa o outono, caindo as folhas e os dias ficando mais e mais curtos, com noites escuras como breu, mais e mais longas.

No nosso hemisfério este momento é celebrado tradicionalmente como um momento de renascimento, de alegria, de vida, com festivais a acontecerem, férias a serem aproveitadas e celebrações religiosas, como a Páscoa, que é celebrada perto da data do equinócio.

primavera
Pexels

Qual é a diferença entre o equinócio e o solstício?

É importante esclarecermos este ponto para que no próximo equinócio não haja confusões com o solstício, o que é bastante comum entre os que não se debruçam sobre matérias astrológicas. 

O equinócio – seja de primavera ou outono – é a altura do ano em que sol está no seu zénite (que, astronomicamente falando, significa que se encontra no ponto da esfera celeste, que está na direção vertical ascendente ao ponto de observação), no equador terrestre, e o planeta está perpendicular aos raios solares, tornando o dia com a mesma duração que a noite.

O solstício, por sua vez, é o momento astrológico onde os raios solares atingem a terra no seu ângulo mais acentuado, tornando o dia mais longo do ano se for o solstício de verão, e o dia mais curto do ano se for o solstício de inverno

primavera
Pexels

Significado espiritual do momento de equinócio

O dia em que as horas de luz e as horas de escuridão são iguais tem um significado espiritual que pode ajudar-te a encontrares respostas e a harmonizares a tua vida. Como o momento astrológico indica, encontramo-nos no topo do balanço, do equilíbrio da terra e da forma como o sol nos acompanha. O dia é exatamente igual à noite – há um balanço dos dos polos opostos. E como é que isso nos influencia?

A resposta é simples: o balanço que nos falta em certas áreas da vida pode agora ser restaurado, reencontrado. 

É tempo de limpar as energias estagnadas e acumuladas durante o inverno, quer interiormente, quer exteriormente. Faz uma limpeza profunda à casa, decora o teu espaço com coisas novas, renova o que sentes que te cansa e que te traz memórias menos boas. Liberta-te do que já não te faz bem. Procura paz interior, resolve conflitos internos e purifica as emoções menos benéficas que foste guardando dentro de ti ao longo do inverno. Agora é um momento de mudança e os astros ajudam!

 

primavera
Pexels

Entra-se na primavera e a luz aumenta, os dias tornam-se mais longos, mais luminosos, entra mais luz na nossa vida. E por isso, há menos escuridão. Menos escuridão interior e exterior. O equinócio representa, assim, uma nova vida, novos começos, nova luz, novas sementes a serem plantadas no jardim da vida. 

E como o dia e a noite são iguais, este facto demonstra o quanto é necessário ter balanço e equilíbrio na vida, e esta fase não podia ser melhor. É aconselhado criar novos projetos, novos impulsos e novos hábitos para trazerem a harmonia que falta no teu dia-a-dia e para seres mais feliz.

primavera
Pexels

O momento do equinócio da primavera é uma altura fabulosa para fazer mudanças, para trazer mais energia à tua vida e ao teu ser, e para transformar beneficamente a nível físico, emocional e espiritual.

Este presente astrológico oferece-nos a oportunidade de nos prepararmos (a todos os níveis) para a chegada das flores, dos animais que emigraram durante o inverno, do bom tempo que só nos traz alegria. É o momento de renascermos juntamente com a natureza e desabrocharmos para um resto de um ano em beleza.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta