Notícia do dia 16 de setembro de 2024

Arrendar quartos em Portugal

Quartos para arrendar: há 22 interessados por cada divisão anunciada

As rendas das casas em Portugal continuam a subir. E estão tão elevadas que tornam o arrendamento inacessível para muitos. É por isso que estudantes universitários, profissionais deslocados e quem está a reorganizar a sua vida familiar, seja por desemprego ou divórcio, acaba por ser empurrado para o mercado das casas partilhadas. A verdade é que, apesar da oferta ter subido no último ano, os preços não baixaram e a procura de quartos para arrendar continua em alta no nosso país. Registou-se, em média, 22 interessados por anúncio no segundo trimestre deste ano, tal como revela a análise do idealista, editor desta newsletter.
Museu Municipal de Faro

Museu Municipal de Faro: património e arte em exposição

O Museu Municipal de Faro, é uma das instituições culturais mais importantes da região. Instalado no antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção, edifício do século XVI, o museu oferece uma vasta coleção que abrange diferentes períodos históricos, com especial destaque para a época romana.
Crédito da casa para jovens

Garantia pública: bancos vão ter limite de montante a emprestar

Há novidades sobre a garantia pública para jovens. Uma delas é que os bancos que aderirem à garantia pública no crédito habitação terão um limite ao montante garantido que poderão emprestar, podendo posteriormente pedir um reforço. E outra é que após a regulamentação da medida, ainda por concluir, os bancos deverão precisar de mais 60 dias para implementá-la. Assim, a garantia pública só deverá estar em vigor no final do ano ou até mesmo em 2025.
Mais-valias na venda de casa

Mais-valias com 2 regimes: data da venda da casa é determinante

As novas regras para beneficiar da isenção do IRS sobre as mais-valias na venda de casas já entraram em vigor na passada quarta-feira, dia 11 de setembro. Com este novo diploma, passa a ser possível comprar e vender a habitação própria e permanente no prazo de um ano ao invés de dois, por exemplo. Mas este decreto-lei foi publicado sem efeitos retroativos, o que significa que em 2024 há um regime dual para a aplicação da isenção de mais-valias (o novo e o antigo).
Bairro digital em Coimbra

Bairros digitais: Coimbra abre 1º espaço comercial do país

Coimbra inaugurou esta segunda-feira, dia 16 de setembro, o primeiro espaço do país no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, criando assim, na Baixa, um local físico para implementação do projeto focado na componente digital previsto para esta zona histórica da cidade.